Fechar

Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro



Ministro da Justiça Torquato Jardim participará de seminário em comemoração
aos 30 anos da Constituição, na EMERJ

clique nas imagens para ampliar

A Escola da Magistratura do Rio de Janeiro (EMERJ) realizará no dia 28 de setembro o seminário “Jurisprudência: dever de estabilidade, integridade e coerência”, organizado pelo Fórum de Direito Tributário. O evento contará com a participação do ministro da Justiça, Torquato Jardim, que ministrará palestra sobre “A Constituição de 88 e o Princípio da Separação dos Poderes”.

A abertura do evento será feita pelos desembargadores Ricardo Rodrigues Cardoso (diretor-geral da Escola) e Luciano Rinaldi (presidente do Fórum Permanente de Direito Tributário). Rinaldi também fará a palestra “Precedentes no CPC-15”. Logo depois, o advogado Luiz Rodrigues Wambier falará sobre “Microssistema de casos repetitivos”. Ao fim do evento, o desembargador André Gustavo de Andrade abrirá para o debate.

O desembargador Luciano Rinaldi, professor de processo civil, considera que o seminário será de grande utilidade para a comunidade jurídica em geral, especialmente a magistrados e seus assessores:

“A busca pela segurança jurídica, pelo ângulo da isonomia e previsibilidade das decisões, é um dos pilares do Código de Processo Civil de 2015. É dever dos tribunais uniformizar sua jurisprudência, mantendo-a estável, íntegra e coerente. É um preceito que emana da própria Constituição Federal. A redução da litigiosidade no Brasil passa necessariamente pela constru¬ção de mais decisões vinculantes, especialmente em matérias repetitivas, pois confere maior credibilidade ao sistema e, consequentemente, ao Poder Judiciário. A segurança jurídica fortalece a democracia, impedindo a discricionariedade e o arbítrio”.

A entrada é franca, e as inscrições devem ser feitas pelo site da EMERJ ou diretamente no link:

http://www.emerj.tjrj.jus.br/paginas/eventos/eventos2018/jurisprudencia_dever-de-estabilidade-integridade-e-coerencia.html

O seminário será realizado no auditório Desembargador Antonio Carlos Amorim (Rua Dom Manuel, s/n, Lâmina I, 4º andar, Centro, Rio de Janeiro), no horário de 9h30min às 12h30min.


18 de setembro de 2018.

Fonte: Assessoria de Comunicação Institucional da EMERJ, com informações do TJRJ