Fechar

Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro



Uma Vida dedicada à Educação


desembargador Edson Aguiar de Vasconcelos

Com grande vocação acadêmica e uma vida dedicada à educação, o desembargador Edson Aguiar de Vasconcelos, vice-diretor da EMERJ e professor responsável pelo estágio da Escola, defendeu no último dia 1º de junho sua tese de doutoramento em Direito Constitucional, na Universidade de Lisboa sobre o tema: Direito Fundamental de Cidadania. Após três horas e meia de sabatina, sua tese foi aprovada com distinção. Para o desembargador, dedicação aos estudos é a base de tudo e não deve ter limites.


O desembargador Edson iniciou o exercício do magistério na própria EMERJ, ao ser convidado pelo desembargador Claudio Vianna de Lima, fundador da Escola, a lecionar.


Com a necessidade de um aprofundamento teórico, e mediante convênio da EMERJ com a Universidade de Lisboa, foi cursar em Portugal o mestrado. Este o habilitou a apresentar um projeto de tese, que foi aprovado pelo insigne professor catedrático de Direito Constitucional, Jorge Miranda, membro do Conselho Científico da Universidade de Lisboa. Para concluir sua tese de doutoramento passou longos cinco anos de pesquisa entre Estados Unidos, Espanha e Portugal. Assim elaborou sua tese com 600 páginas, sendo 43, de bibliografia e mais de 700 autores.


O desembargador Edson ingressou na magistratura em 1984, e hoje compõe a 17ª Câmara Cível sendo especialista em Ciências Políticas e Direito Internacional Público, e deixa uma mensagem para os alunos da EMERJ: “Estudem muito até a exaustão, para corresponder ao lema do desembargador Claudio Vianna, ab uno, docere omnes – ‘através de um, ensinar a todos’ ”.