Fechar

Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro



Fórum Permanente de Direito Ambiental discute “Licenciamento Ambiental – Desafio para a Sustentabilidade”


O Auditório desembargador Paulo Roberto Leite Ventura recebeu, no último dia 8 de abril, a 98ª Reunião do Fórum Permanente de Direito do Ambiente. Com o tema “Licenciamento Ambiental – Desafio para a Sustentabilidade”, o encontro foi aberto pela presidente do Fórum, desembargadora Maria Collares, e contou com a palestra do doutor em Ciência, analista do núcleo de licenciamento ambiental – IBAMA – RJ, biólogo e advogado, Roberto Huet de Salvo Souza. Também compôs a mesa de estudos o desembargador Egas Muniz Barreto de Aragão Daquer.

Ao abrir a reunião, a desembargadora Maria Collares anunciou a realização de um evento junto ao Fórum Permanente de Violência Doméstica, Familiar e de Gênero no próximo dia 25 de maio. A presidente também anunciou a próxima reunião de seu fórum, que acontecerá no início de maio e terá o tema “Competências constitucionais em matéria ambiental”.

Em sua fala, o analista do núcleo de licenciamento ambiental – IBAMA – RJ, destacou a importância de se considerar o ser humano: “Temos uma tendência de esquecer o ser humano no processo da sustentabilidade e esse é o nosso grande desafio. As pessoas têm necessidades que são importantes. Você não pode pensar em movimento sustentável, licenciamento e desafios da sustentabilidade sem considerar o ser humano que esta incluído.”

Após a palestra, houve um grande debate durante o qual os participantes puderam tirar suas dúvidas com a presidente do fórum e o palestrante.