Fechar

Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro



Lançamento do livro “Memória de Todos Nós” na EMERJ


clique nas imagens para ampliar

No último dia 25 de junho, na 3ª reunião do Fórum Permanente de Direito, Literatura e Cinema e na 15ª reunião do Fórum Permanente de Direito e Psicanálise, aconteceu o lançamento do livro “A Memória de Todos Nós”, no auditório Paulo Roberto Ventura. O evento contou com apresentação da juíza Andréa Pachá. Os palestrantes foram os advogados Antônio Pedro Melchior e Marcelo Cerqueira, e o jornalista e autor do livro, Eric Nepomuceno. Também esteve presente ao encontro o desembargador Sérgio Verani.

A juíza Andréa Pachá, na abertura do evento, fez uma breve apresentação sobre o tema. E em seguida, ocorreu a exibição do filme ganhador do Oscar de melhor filme estrangeiro em 1985, “A História Oficial”, uma produção argentina realizada por Luis Puenzo.

Após a exibição do filme, aconteceu o lançamento do livro “A Memória de Todos Nós”, do jornalista Eric Nepomuceno. A obra reúne ensaios que retratam pessoas que lidam com o passado traumático das ditaturas recentes na América do Sul. “Eu faço uma abertura no livro em que eu menciono mais detalhadamente, como os países tiveram o valor e a coragem de enfrentar a dor e o medo do seu passado, e como o Brasil não fez isso”, conta o jornalista.

“Digo que todos os livros que escrevi na minha vida tinham por objetivo mexer o chão de baixo dos pés de uma pessoa. Se eu conseguir me comunicar com pelo menos uma pessoa, valeu a pena”, encerrou o jornalista Eric Nepomuceno.

Após a palestra, realizou-se debate entre os componentes da mesa sobre o tema proposto.