Fórum Permanente de Direito Tributário debate os aspectos polêmicos da composição da base de cálculo do ICMS

clique na imagem para ampliar

“Todo custo é embutido no preço e o preço é a base de cálculo; então, o imposto sobre as tarifas de transmissão e de distribuição de energia (TUST e TUSD) tem que incidir no ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços)”, ressaltou o procurador João Paulo Melo do Nascimento durante o evento “Tarifas de Transmissão e Distribuição de Energia (TUST e TUSD): Pontos Polêmicos”, neste dia 06 de novembro, na Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro.

O encontro foi aberto pelos desembargadores Luciano Saboia Rinaldi de Carvalho e Flávia Romano de Rezende, respectivamente, presidente e vice-presidente do Fórum Permanente de Direito Tributário da EMERJ, que agradeceram a presença dos convidados. A primeira palestra foi do advogado Gustavo Brigagão, que tem outro de vista do procurador: “Não há como a TUST e a TUSD comporem a base de cálculo do ICMS. No caso do mercado livre são contratos completamente autônomos que são celebrados pelo consumidor da energia com o fornecedor dessa energia, com quem transmitirá e distribuirá a energia. Sendo três contratos autônomos eu não vejo como o ICMS possa abranger os outros dois, o de transmissão e o de distribuição”.

Gustavo Brigagão ainda falou sobre a tarifa para o consumidor comum: “No mercado cativo, a legislação é muito clara no sentido de que a base de cálculo do imposto é o preço da energia vendida, não o valor da operação, como é o caso das demais circulações que são tributadas pelo imposto. Na conta de energia elétrica é discriminado o preço da energia, o preço da transmissão e o preço da distribuição. Eu não vejo como o estado possa pretender ultrapassar o valor do preço para alcançar essas outras tarifas. A legislação do ICMS é muito clara. E mesmo a Constituição Federal diz que a base de cálculo do imposto é o preço da energia vendida.”

O encontro contou ainda com a palestra “ Tutelas Provisórias e Incidente de Resolução de Demandas Repetitivas”, proferida pelo desembargador Luciano Saboia Rinaldi de Carvalho, e os debates foram mediados pelo advogado Gilberto Fraga, membro do Fórum.


06 de novembro de 2017

Fonte: Assessoria de Comunicação Institucional da EMERJ.



Magistrados EMERJ

MAGISTRADOS

Informações sobre cursos oficiais de formação e aperfeiçoamento.

Virtual EMERJ

VIRTUAL EMERJ

Ambiente Virtual de Aprendizagem. Cursos oferecidos na modalidade a distância.

Portal Acadêmico EMERJ

PORTAL ACADÊMICO

Destinado aos alunos e professores do Curso de Especialização em Direito Público e Privado.

Eventos EMERJ Gratuitos

EVENTOS EMERJ GRATUITOS

Fóruns, seminários e ciclo de palestras destinadas ao público em geral.

Publicações EMERJ

PUBLICAÇÕES

Artigos jurídicos de diferentes áreas do direito.

Informativo EMERJ

INFORMATIVO

Divulgação de eventos, cursos e notícias.

EMERJ em Pauta

EMERJ EM PAUTA

É o programa em vídeo disponibilizado no seu canal de Youtube, destinado a estudantes, profissionais do Direito e público em geral.

Eventos Gravados EMERJ

EVENTOS GRAVADOS

Seminários e ciclo de palestras realizados pela EMERJ.

Vídeo Institucional EMERJ


VÍDEO INSTITUCIONAL

Lançamento de Livros

LANÇAMENTO DE LIVROS

Divulgação dos lançamentos de livros de autores da área jurídica.

Eventos Externos

EVENTOS EXTERNOS

Divulgação de eventos da área jurídica de outras instituições.