Diretores de Escolas da Magistratura da Região Sudeste reúnem-se em encontro em São Paulo

O diretor-geral da EMERJ, desembargador Ricardo Rodrigues Cardozo, participou no dia 5 de junho do encontro organizado em São Paulo pela Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (ENFAM). O objetivo foi discutir pontos de relevância institucional para as Escolas no âmbito de suas atuações. Foram debatidos também os programas de formação e aperfeiçoamento de magistrados e técnicas de incentivo para ampliar o envolvimento dos magistrados com as Escolas. Além do diretor-geral, representaram a EMERJ os juízes membros do Conselho Consultivo da Escola, Luiz Marcio Victor Alves Pereira e Adriana Ramos de Mello, e a coordenadora pedagógica do Departamento de Aperfeiçoamento de Magistrados (DEAMA), Simone Cuber Araújo Pinto.

Segundo a ENFAM, buscou-se promover a integração e a aproximação com as escolas da região, visando alinhar diretrizes para a formação de magistrados. Além dos dirigentes da Escola Nacional, participaram juízes e servidores das escolas de São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo e Minas Gerais. A reunião antecedeu o Curso de Formação de Formadores da ENFAM, que ocorre na EPM, de 6 a 8 de junho.

Fizeram parte da mesa de abertura a ministra do Superior Tribunal de Justiça (STJ) Maria Thereza de Assis Moura, diretora-geral da ENFAM; os desembargadores Antonio Carlos Villen, diretor da EPM; Francisco Eduardo Loureiro, vice-diretor da EPM; e Eladio Lecey, presidente da Comissão de Desenvolvimento Científico e Pedagógico da ENFAM; a desembargadora federal Nizete Lobato Carmo, corregedora regional da Justiça Federal da 2ª Região; e o juiz Carl Olav Smith, secretário-geral da ENFAM.

Na abertura dos trabalhos, Antonio Carlos Villen saudou a realização do evento em São Paulo e a iniciativa da ENFAM: “É importante debater a tarefa que envolve a formação e o aprimoramento dos magistrados”, e salientou a necessidade de acompanhamento dos juízes substitutos pelos formadores, desde a formação inicial até o vitaliciamento.

A ministra Maria Thereza Moura discorreu sobre a nova estruturação da ENFAM, que passou a realizar encontros e edições regionais do Curso de Formação de Formadores. “A ENFAM sentiu a necessidade de estar mais perto das Escolas e conhecer suas demandas, para que possamos aperfeiçoar o aprendizado”, afirmou. Ela também comentou a importância do trabalho de motivação na formação inicial e continuada dos magistrados.

Eladio Lecey enfatizou os programas de aperfeiçoamento da ENFAM, evidenciando a aplicação de atividades práticas no Curso de Formação Inicial. Nesse sentido, mencionou a edição da Resolução ENFAM nº 2/2017: “Percebemos que é possível utilizar atividades reais judicantes supervisionadas”.

Resolução ENFAM

Durante o encontro, foram debatidas as alterações promovidas pela Resolução ENFAM nº 2/2017, que dispõe sobre os programas para a formação e o aperfeiçoamento de magistrados e regulamenta os cursos oficiais para o ingresso na magistratura. Entre outras inovações, houve a inclusão do Módulo de Direito Eleitoral nos cursos de formação inicial.

Foram discutidas ainda questões que envolvem a motivação e a relevância da formação inicial e continuada, a análise de sentenças na formação inicial e no vitaliciamento, a carga horária dos cursos para promoção por merecimento, o compartilhamento de cursos a distância no portal da ENFAM, o programa de acompanhamento de vitaliciandos, o novo formato do Curso de Formação de Formadores, a parceria no desenvolvimento de cursos, entre outros temas apresentados pelas escolas.

Participações

Participaram também da reunião os desembargadores Ricardo Rodrigues Cardozo, diretor-geral da Escola de Magistratura do Rio de Janeiro (Emerj); Samuel Meira Brasil Júnior, diretor da Escola da Magistratura do Estado Espírito Santo (Emes); e Manoel dos Reis Morais, superintendente adjunto da Escola Judicial Desembargador Edésio Fernandes (Ejef); os desembargadores federais Luis Carlos Hiroki Muta, diretor da Escola de Magistrados da Justiça Federal da 3ª Região (Emag); e Luiz Paulo da Silva Araújo Filho, diretor-geral da Escola da Magistratura Regional Federal da 2ª Região (Emarf); os juízes Adriana Ramos e Luiz Márcio Victor Alves Pereira, integrantes do conselho consultivo da Emerj; Lisandre Figueira, coordenadora pedagógica da Ejef; e Marcos de Lima Porta (TJSP); a coordenadora de Desenvolvimento de Ações Educacionais da Enfam, Celi Canovas Feijó Araujo; a chefe da Seção de Planejamento e Avaliação Educacional da Enfam, Eveline Pinheiro; a assessora de eventos da Enfam, Maria Amélia Mazzola; a coordenadora de Apoio da Diretoria da EPM, Aline Alessandra Vieira; a coordenadora de Cursos da EPM, Rosa Maria Gomes Bagdzius; a chefe da Seção de Cursos para Magistrados da EPM, Regina Costa; a servidora da EPM Maria Manoela Couceiro; a assessora da Emarf, Regina Elisabeth Tavares Marçal, e a supervisora da Emarf, Clarice de Souza Biancovilli.

07 de junho de 2017

Fonte: Comunicação Social TJSP – Seção de Imprensa da EPM

Fotos: ENFAM




Magistrados EMERJ

MAGISTRADOS

Informações sobre cursos oficiais de formação e aperfeiçoamento.

Virtual EMERJ

VIRTUAL EMERJ

Ambiente Virtual de Aprendizagem. Cursos oferecidos na modalidade a distância.

Portal Acadêmico EMERJ

PORTAL ACADÊMICO

Destinado aos alunos e professores do Curso de Especialização em Direito Público e Privado.

Eventos EMERJ Gratuitos

EVENTOS EMERJ GRATUITOS

Fóruns, seminários e ciclo de palestras destinadas ao público em geral.

Publicações EMERJ

PUBLICAÇÕES

Artigos jurídicos de diferentes áreas do direito.

Informativo EMERJ

INFORMATIVO

Divulgação de eventos, cursos e notícias.

EMERJ em Pauta

EMERJ EM PAUTA

É o programa em vídeo disponibilizado no seu canal de Youtube, destinado a estudantes, profissionais do Direito e público em geral.

Eventos Gravados EMERJ

EVENTOS GRAVADOS

Seminários e ciclo de palestras realizados pela EMERJ.

Vídeo Institucional EMERJ


VÍDEO INSTITUCIONAL

Lançamento de Livros

LANÇAMENTO DE LIVROS

Divulgação dos lançamentos de livros de autores da área jurídica.

Eventos Externos

EVENTOS EXTERNOS

Divulgação de eventos da área jurídica de outras instituições.