Fechar

Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro



Diretor-geral da EMERJ abre II Congresso de Filosofia do Direito para o Mundo Latino

clique na imagem para ampliar

Na manhã desta sexta-feira (11), o desembargador Ricardo Rodrigues Cardozo, diretor-geral da Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (EMERJ), participou da abertura do II Congresso de Filosofia do Direito para o Mundo Latino. O evento, promovido pela iLatina e pela Associação Brasileira de Filosofia - ABRAFI, sob a organização da Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ, está sendo realizado nas dependências da EMERJ e prosseguirá durante os dias 12 e 13 de julho.

“A nossa Escola tem a satisfação em sediar este Congresso, que tratará de pautas e temas tão atuais e que são de interesse de todos que atuam no meio jurídico. A EMERJ tem o compromisso com o conhecimento, e nós, da magistratura, gostamos de debater os temas trazidos por grandes conferencistas conceituados do mundo latino”, destacou o desembargador Ricardo Rodrigues Cardozo em seu discurso de abertura.

Além do diretor-geral da EMERJ, compuseram a mesa institucional de abertura a professora da UFRJ Margarida Lacombe Camargo, organizadora do evento; o professor e diretor da Faculdade Nacional de Direito da UFRJ, Carlos Bolonha; o representante da OAB-RJ, Luciano Bandeira; a advogada Maíra Fernandes, chefe de gabinete da Presidência do Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB); o secretário-geral da iLatina, Jesús Vega; e o presidente da Associação Brasileira de Filosofia do Direito e Filosofia Social – ABRAFI, Marcelo Galuppo.

O Congresso foi organizado em torno das seguintes áreas temáticas: Gênero e Teoria do Direito, Crise da Democracia e Desigualdades, Justiça de Transição, Estado de Exceção e Estado Constitucional, Ativismo Judicial e Judicialização da Política e Direito e Razões e Racionalidade. As palestras de abertura foram realizadas pelos professores Manuel Atienza Rodríguez, Universidad de Alicante; Jorge Eduardo Douglas Price, Universidad Nacional del Comahue e Bethania Assy, PUC-Rio.

11 de julho de 2018

Fonte: Assessoria de Comunicação Institucional da EMERJ