Fechar

Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro



Dimensões Não Jurídicas do Ato de Julgar é tema de palestra na EMERJ



O 32º Curso de Formação de Magistrados recebeu, no último dia 9 de outubro, o Desembargador Luis Gustavo Grandinetti para a palestra “Dimensões Não – Jurídicas do Ato de Julgar”. A aula foi aberta pelo Juiz auxiliar Ricardo Cyler, que destacou a importância do tema: “Devemos ter noção que julgar não é só ler e aplicar a Lei no caso concreto.”

O desembargador Grandinetti abordou os seguintes temas: Do Mito à Ideologia. As Mitologias Jurídicas. A Contribuição do Cristianismo. A Subjetividade Ameaçada. As Redes de Poder em Tempos de Pós-Modernidade. A Introdução do Sujeito: histórico e individual. O Juiz entre o Ator e o Espectador. O Ato de Julgar, o Processo, a Especificidade do Processo Criminal e a Administração da Justiça. E finalizou: “O magistrado deve se inserir em um contexto atual, pois o Direito está em constante movimento, a sociedade está em constante movimento e o juiz tem que se filiar a esse movimento, para decidir”.

Ao encerrar a palestra a Desembargadora Leila Mariano, diretora-geral acrescentou: “O juiz da pós-modernidade tem que estar consciente da realidade, precisa estar inserido no seu tempo de molde a aplicar a Justiça, que emana dos princípios constitucionais.”