Fechar

Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro



Conflitos de Família e Papéis Parentais em discussão na EMERJ


clique na imagem para ampliar

Com o tema “Conflitos de Família e Papéis Parentais”o Fórum Permanente de Direito de Família realizou sua 41ª reunião. Na ocasião o encontro recebeu a psicóloga, psicanalista, mediadora, diretora nacional de Interdisciplina do IBDFAM, vice-presidente da International Society of Family Law – ISFLP, Giselle Groeningae a antropóloga e pesquisadora, Camila Fernandes. O Fórum foi aberto pela sua presidente, desembargadora Katya Maria de Paula Menezes Monnerat e contou com a participação, como debatedoras e expositoras de projetos institucionais do TJ/RJ para solução de conflitos, das juízas Raquel dos Santos Pereira Chrispino e Maria Cristina de Britto Lima. Compôs a mesa a Procuradora Kátia Maciel, a Psicóloga do TJ/RJ, Dra. Glícia Brazil, ambas membros do referido Fórum, assim como a Juíza Regina Fábregas.

A antropóloga Camila Fernandes deu início a sua palestra chamando atenção para a similaridade entre o Direito de Família e a Antropologia: “A Antropologia e a ciência jurídica se debruçam sobre a mesma matéria e o Direito da Família é a rocha fundamental a partir da qual se estratificam e sedimentam as outras camadas do direito”. A palestrante ainda destacou a importância da afetividade: “O reconhecimento de afetividade e do cuidado de alguém figuram hoje como componentes fundamentais da sociabilidade humana”.

Em seguida, Giselle Groeninga apresentou: “A definição de família tem se modificado com o que a gente chama atualmente da família eudemonista, em que cada um vai buscar a sua felicidade, o seu bem-estar”.