Fechar

Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro



“Comunicação, Ética e Justiça” é tema de palestra na EMERJ


clique na imagem para ampliar

O Fórum Permanente de Estudos Interdisciplinares, Ética e Deontologia no Exercício da Jurisdição e das Funções Essenciais da Justiça se reuniu, no dia 26 de março, para o encontro “Comunicação, Ética e Justiça”. O desembargador Elmo Arueira apresentou a reunião, que teve como palestrante o presidente da Comissão Mista de Comunicação do Institucional do PJERJ, desembargador Luiz Fernando Ribeiro de Carvalho. A reunião contou ainda com a participação, como debatedor, do presidente do Fórum de Direito à Informação e de Política de Comunicação Social do Poder Judiciário, desembargador Fernando Foch. Esteve presente também a reunião a desembargadora Áurea Pimentel.

O desembargador Elmo Arueira abriu a reunião com a seguinte declaração: “Os repórteres e redatores precisam de sensibilidade ética e de cultivar virtudes que são comuns aos magistrados, como imparcialidade, isenção, exatidão e coragem moral. São atributos que se exigem do juiz e há de se exigir do jornalista que presta serviço à comunidade”.

O desembargador Luiz Fernando Ribeiro de Carvalho abordou o tema proposto e enfatizou a importância da comunicação no Poder Judiciário: “A comunicação é a mais recente figura no Judiciário. Não se falava em comunicação quando entrei para a magistratura em 1982”.