Fechar

Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro



EMERJ terá seminário em comemoração aos 30 anos da Constituição

clique nas imagens para ampliar

Em comemoração aos 30 anos da Constituição Federal, a Escola da Magistratura do Rio de Janeiro (EMERJ) vai realizar nesta sexta-feira, dia 28 , das 9h30 às 12h30, o seminário “Jurisprudência: dever de estabilidade, integridade e coerência”. O ministro da Justiça, Torquato Jardim, fará palestra sobre “A Constituição de 88 e o princípio da Separação dos Poderes”.

A abertura do evento será feita pelos desembargadores Ricardo Rodrigues Cardozo (diretor-geral da Escola) e Luciano Rinaldi (presidente do Fórum Permanente de Direito Tributário). Rinaldi também fará a palestra “Precedentes no CPC-15”. Logo depois, o advogado Luiz Rodrigues Wambier falará sobre “Microssistema de casos repetitivos”. Ao fim do evento, o desembargador André Gustavo de Andrade abrirá para o debate.

Para o ministro Torquato Jardim, o seminário é oportuno no ano em que se comemoram os 30 anos da Constituição de 1988. Ele destaca que é preciso "reviver a harmonia como expressão da independência". O evento terá como debatedor o desembargador André Gustavo de Andrade, para quem “coerência, integridade e uma relativa previsibilidade são componentes indissociáveis de uma jurisprudência que se pretende justa e democrática”.

O desembargador Luciano Rinaldi, professor de processo civil, considera que o seminário será de grande utilidade para a comunidade jurídica em geral, especialmente a magistrados e seus assessores:

“A busca pela segurança jurídica, pelo ângulo da isonomia e previsibilidade das decisões, é um dos pilares do Código de Processo Civil de 2015. É dever dos tribunais uniformizar sua jurisprudência, mantendo-a estável, íntegra e coerente. É um preceito que emana da própria Constituição Federal. A redução da litigiosidade no Brasil passa necessariamente pela constru¬ção de mais decisões vinculantes, especialmente em matérias repetitivas, pois confere maior credibilidade ao sistema e, consequentemente, ao Poder Judiciário. A segurança jurídica fortalece a democracia, impedindo a discricionariedade e o arbítrio”.

Outro palestrante, o advogado Luiz Rodrigues Wambier, assinalou que “o microssistema de casos repetitivos visa a assegurar a preservação da isonomia, da segurança jurídica e da integridade da jurisprudência”. Sobre a importância do encontro, ele enfatizou que “a EMERJ tem sido um dos mais importantes foros de discussão sobre as questões que envolvam a compreensão, interpretação e aplicação do CPC de 2015”.

A entrada é franca, e as inscrições devem ser feitas pelo site da Emerj. O seminário será realizado no auditório Desembargador Antonio Carlos Amorim (Rua Dom Manuel, s/n, Lâmina I, 4º andar, Centro, Rio de Janeiro). Mais informações pelo telefone (21)3133-3369.

Acesse o link e inscreva-se http://www.emerj.tjrj.jus.br/paginas/eventos/eventos2018/jurisprudencia_dever-de-estabilidade-integridade-e-coerencia.html

Assista ao convite para o seminário https://www.youtube.com/watch?v=5hlbuC2_Jek


24 de setembro de 2018.

Fonte: Assessoria de Comunicação Institucional da EMERJ.