Fechar

Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro



Cerimônia marca encerramento de Curso em Direito Ambiental

clique nas imagens para ampliar

A Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (EMERJ) realizou na noite desta quarta-feira, dia 06 de dezembro, a solenidade que marcou o encerramento do Curso de Especialização em Direito Ambiental (pós-graduação lato sensu), iniciado em junho de 2016.

Compuseram a mesa de abertura, o diretor-geral da EMERJ desembargador Ricardo Rodrigues Cardozo, o coordenador geral do curso e patrono da turma desembargador Jessé Torres, e o professor Rogério Rocco, paraninfo e coordenador acadêmico do curso.

“É com muita alegria que a EMERJ forma hoje a sua primeira turma de pós-graduados em Direito Ambiental. Através desse curso, a EMERJ ratifica sua atuação com base em valores como ética, acesso à Justiça, responsabilidade social e respeito ao meio ambiente”, disse o diretor-geral da EMERJ, desembargador Ricardo Rodrigues Cardozo.

O coordenador do curso, desembargador Jessé Torres, ressaltou a longa carga horária da pós-graduação cumprida pelos 22 alunos do curso e ministrada por 32 professores ao longo de um ano e seis meses. “Foram 388 horas-aula, muita dedicação e conhecimento compartilhado, que certamente será multiplicado pelos formandos. O Direito Ambiental é sobretudo um direito feito de limitações, restrições e imposições. A grande lição que ele traz é: não se vive para si mesmo e sim para o bem comum, para o todo. O Direito Ambiental prega o grande compromisso entre as gerações”, considerou.

O curso

A aula inaugural foi realizada em 13 de junho de 2016 com palestra do professor Paulo Bessa.

A estrutura curricular foi composta por doze módulos. Foram eles: História Ambiental; Ecologia; Políticas Nacionais I e II; Direito Ambiental I, II, III; Desenvolvimento e Direito Ambiental; Instrumentos Ambientais; Sociologia e Direito Ambiental; Metodologia da Pesquisa; e Didática de Ensino Superior.

06 de dezembro de 2017.

Fonte: Assessoria de Comunicação Institucional da EMERJ.