Fechar

Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro



Biblioteca da EMERJ/TJ amplia horário de funcionamento

A Biblioteca da Escola da Magistratura do Rio de Janeiro – EMERJ possui grande acervo especializado na área jurídica - livros e obras de referência, folhetos, revistas de doutrina e jurisprudência, Diários Oficiais e coleções de leis da União, do Estado e do Município, DVDs, CD-ROM e fitas VHS.

A partir desta terça-feira, dia 02 de maio, a Biblioteca ampliará o horário de funcionamento para 09 às 19 horas. Com endereço na Rua Dom Manuel, 37, térreo, Lâmina III, está aberta a toda a comunidade jurídica e ao público em geral, oferecendo seus produtos e serviços, o que contribui para o pleno exercício da cidadania.

Para magistrados e servidores é possível a consulta da Revista dos Tribunais Online e da Biblioteca Digital Fórum de Direito, através do login da intranet.

Atualmente a Biblioteca da EMERJ/TJ conta com mais de 100 mil obras em seu acervo. Consultas ao acervo podem ser feitas através do endereço: http://webfarm.tjrj.jus.br/biblioteca/

A Biblioteca também promove palestras jurídicas, abertas ao público interno e externo, no evento Café com Conhecimento.

Acervo precioso

Dentre as publicações periódicas mais valiosas, merecem registro a “Coleção das leis do Brasil”, editada pela Imprensa Oficial a partir de 1808; “O Direito”, lançada em 1873 e dirigida por João José do Monte Júnior; “Revista de Direito”, publicada pela primeira vez em 1906 sob a direção de Bento de Faria; e “Direito”, fundada por Clóvis Bevilaqua em 1940.

A Biblioteca possui cerca de 1.400 títulos considerados raros, destacando-se: Ordenações Filipinas (Ed. 1603), Corpus Iuris Civilis (ed. 1628) e Ordenações Manuelinas (Ed. 1797).

Os Diários Oficiais, fonte primária de pesquisa jurídica, ocupam lugar relevante no acervo, haja vista o vasto período abrangido pela coleção e a diversidade de títulos.


02 de Maio de 2017

Fonte: Assessoria de Comunicação Institucional EMERJ