Fechar

Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro



Ministro Ayres Britto abrilhanta Aula Magna do I semestre de 2013 da EMERJ


No último dia 1º de fevereiro, a Escola da Magistratura do Rio de Janeiro realizou Aula Magna do primeiro semestre de 2013, com a presença do Ministro Ayres Britto, no Auditório Antonio Carlos Amorim. Compuseram a mesa de abertura a Desembargadora Leila Mariano, eleita presidente do TJRJ para o biênio2013/2014, o diretor eleito da EMERJ, desembargador Sérgio de Souza Verani, o 1º Vice – Presidente do TJRJ, desembargador Nametala Machado Jorge, o presidente da Comissão Acadêmica da EMERJ, desembargador Luis Gustavo Grandinetti Castanho de Carvalho e a Procuradora Geral do Estado, Lúcia Lea Guimarães Tavares.

No início do encontro, a Desembargadora Leila Mariano destacou: “O Ministro Ayres Britto tem uma grande importância para a justiça brasileira e mundial, pela sua passagem notável à frente do Supremo Tribunal Federal”. Em seu último dia na direção da EMERJ, a Desembargadora ressaltou sua felicidade ao receber o Ministro na Escola.

Durante sua palestra, o Ministro Ayres Britto relembrou,a sua trajetória como magistrado, presidente do Supremo Tribunal de Justiça e do Conselho Nacional de Justiça. O Ministro chamou atenção dos presentes para a atual Constituição Federal: “A Constituição constrói a própria sociedade, ela é estruturante do Estado e da sociedade. É impossível deixar de reconhecer essa posição de hierarquia máxima e solitária dela. Eu aprendi, como Magistrado, que o primeiro dever é ser íntimo da Constituição”.

Ao fim da Aula Magna foi realizada a premiação do I Concurso de Monografia Jurídica, “Prêmio Ricardo Lobo Torres 2012”.  O certame analisou vinte e dois trabalhos e selecionou os três primeiros colocados, que receberam premiação em dinheiro, os participantes que ficaram em quarto, quinto e sexto lugares foram agraciados com menção honrosa.

Após a cerimônia de entrega do Prêmio Ricardo Lobo Torres 2012, foram inaugurados na Galeria de Professores Eméritos da Escola os retratos dos mestres José Carlos Barbosa Moreira, Sergio Cavalieri Filho, Sylvio Capanema de Souza, Luis Gustavo Grandinetti Castanho de Carvalho, Jessé Torres Pereira Júnior, Marcus Henrique Pinto Basílio, Alexandre Antônio Franco Freitas Câmara, Poul Erik Dyrlurd, José Joaquim Gomes Canotilho, Gustavo Binembjm e Paulo Cezar Pinheiro Carneiro na Galeria de Professores Eméritos da EMERJ. Na ocasião também foi lançado, pela Desembargadora Leila Mariano,o livro “Comentários aos verbetes sumulares do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro”, clique aqui para conferir o livro.