EMERJ sedia o V Congresso Internacional de Teoria das Instituições


clique na imagem para ampliar

A história das constituições brasileiras, desde os tempos do Império até a Constituição Cidadã, de 1988, é contada em fotos, vídeos e textos numa exposição logo na entrada do evento “Trinta anos da Constituição Brasileira”, tema do V Congresso Internacional de Teoria das Instituições (V CITI), que, durante toda a semana, trará acadêmicos, pesquisadores, magistrados e especialistas para palestras e debates no auditório da EMERJ. Promovido pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com a poio da Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro, o encontro, entre os dias 5 e 9 de novembro, proporcionará o aprofundamento de conhecimentos pertinentes às realidades constitucional e institucional em níveis nacional e internacional.

O desembargador Ricardo Rodrigues Cardozo, diretor-geral da EMERJ, ressaltou a importância da reflexão sobre o tema: “Para nós, é uma honra apoiar esse evento. É uma contribuição do Poder Judiciário do Estado do Rio de Janeiro, por meio do seu braço acadêmico, que é a Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro, em trazer um debate constitucional, uma troca de ideias. É uma oportunidade ímpar para os acadêmicos, para os profissionais da área. E é uma oportunidade também para que nossos magistrados possam ouvir e refletir sobre o movimento constitucionalista brasileiro que culminou com a liberdade que hoje nós desfrutamos.”

O presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro, desembargador Milton Fernandes de Souza, lembrou dos tempos em que era aluno da UFRJ: “Esse momento é um momento de júbilo por dois motivos: o primeiro motivo é a oportunidade de discussão sobre temas constitucionais, debates que ajudam a sedimentar a segurança da Constituição de 1988; o segundo motivo de júbilo é um motivo pessoal, por esse evento estar sendo realizado pela UFRJ, onde, há 43 anos, me formei, na Faculdade Nacional de Direito.”

Durante a abertura do evento, o professor Carlos Bolonha, da UFRJ, idealizador do V CITI, destacou a importância da democracia: “A Constituição vive com avanços e retrocessos. Ela amadurece. Devemos agradecer o sacrifício e os esforços das gerações passadas para assegurar as conquistas e o caminho da democracia e da garantia dos direitos em vias de consolidação do Estado Democrático de Direito. Sem dúvida alguma nossos pais fundadores da nova democracia brasileira merecem todo o nosso respeito e a nossa admiração.”

Participaram da mesa de abertura os professores Vanessa Batista Berner, Fábio de Oliveira, Daniel Vargas e Kone Cesário. A ministra do Tribunal Superior do Trabalho (TST) Maria Cristina Peduzzi e o ex-presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) Nelson Jobim prestigiaram o primeiro dia do evento.


05 de novembro de 2018.

Fonte: Assessoria de Comunicação Institucional da EMERJ.



Magistrados EMERJ

MAGISTRADOS

Informações sobre cursos oficiais de formação e aperfeiçoamento.

Virtual EMERJ

VIRTUAL EMERJ

Ambiente Virtual de Aprendizagem. Cursos oferecidos na modalidade a distância.

Portal Acadêmico EMERJ

PORTAL ACADÊMICO

Destinado aos alunos e professores do Curso de Especialização em Direito Público e Privado.

Eventos EMERJ Gratuitos

EVENTOS EMERJ GRATUITOS

Fóruns, seminários e ciclo de palestras destinadas ao público em geral.

Publicações EMERJ

PUBLICAÇÕES

Artigos jurídicos de diferentes áreas do direito.

Informativo EMERJ

INFORMATIVO

Divulgação de eventos, cursos e notícias.

EMERJ em Pauta

EMERJ EM PAUTA

É o programa em vídeo disponibilizado no seu canal de Youtube, destinado a estudantes, profissionais do Direito e público em geral.

Eventos Gravados EMERJ

EVENTOS GRAVADOS

Seminários e ciclo de palestras realizados pela EMERJ.

Vídeo Institucional EMERJ


VÍDEO INSTITUCIONAL

Lançamento de Livros

LANÇAMENTO DE LIVROS

Divulgação dos lançamentos de livros de autores da área jurídica.

Eventos Externos

EVENTOS EXTERNOS

Divulgação de eventos da área jurídica de outras instituições.