EMERJ recebe o renomado professor Fredie Didier para palestra sobre colaboração premiada

clique nas imagens para ampliar

Magistrados, promotores de Justiça, defensores públicos, advogados e estudantes de Direito se reuniram na EMERJ, nesta segunda-feira, 11 de dezembro, para debater “A Colaboração Premiada como Negócio Jurídico Processual Atípico nas Demandas de Improbidade Administrativa”.

Para palestrar sobre o tema, foi convidado o advogado e professor da Universidade Federal da Bahia (UFBA) Fredie Didier Junior, que ressaltou a importância da colaboração premiada para a História do Brasil: “É um passo que foi dado e que não tem volta. Não há político que consiga defender hoje a ideia de que esse instituto não deva continuar”. Sobre a credibilidade da colaboração, o advogado destacou: “ O sistema dá confiabilidade à colaboração premiada porque as consequências de uma declaração falsa são graves para quem colabora. Há interesse próprio de falar a verdade e de ter elementos para comprovar aquilo que se fala”.

Fredie Didier Junior explicou as diferentes atribuições dos operadores de Direito: “O Ministério Público (MP) é o grande personagem da colaboração do lado do Estado. O delegado faz a colaboração com a intervenção do MP, que propõe ou recebe a proposta do acusado e negocia. Já o juiz tem um papel de fiscal, não participa das negociações. Ele verifica se a negociação preencheu os requisitos de validade previstos em lei para, se for o caso, homologá-la. Depois o juiz valora a prova que, eventualmente, foi produzida a partir daquele acordo de colaboração”.

“O juiz tem um papel muito importante de controle da legalidade, de um lado, e da performance negocial, de outro lado. Então, o controle pelo Judiciário ocorre em dois momentos: primeiro, no momento da homologação, e segundo, no controle da execução”, ressaltou o procurador da República Antônio do Passo Cabral, um dos debatedores do evento.

O encontro foi aberto pelo diretor-geral da EMERJ, desembargador Ricardo Rodrigues Cardozo, e pela desembargadora Inês da Trindade, vice-presidente da Comissão Supervisora dos Cursos de Extensão, de Pós-Graduação e de Convênios e Parcerias da EMERJ (COCEP). Também participaram dos debates o defensor público do Estado do Rio de Janeiro José Augusto Garcia de Sousa e o procurador do Estado do Rio de Janeiro Marco Antônio dos Santos Rodrigues.

O encontro contou com a parceria da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (EUERJ) e a coordenação científica da palestra foi feita pela desembargadora Inês da Trindade e por Thais Marçal, que representou a UERJ.

A Lei

A colaboração premiada é prevista na Lei n. 12.850/2013. O colaborador recebe, “em troca”, a decisão penal favorável de extinção da punibilidade ou a redução de até 2/3 (dois terços) da pena privativa de liberdade, ou a substituição por medidas restritivas de direitos.

O §6º do art. 4º da Lei ainda determina: “O juiz não participará das negociações realizadas entre as partes para a formalização do acordo de colaboração, que ocorrerá entre o delegado de polícia, o investigado e o defensor, com a manifestação do Ministério Público, ou, conforme o caso, entre o Ministério Público e o investigado ou acusado e seu defensor”.

11 de dezembro de 2017.

Fonte: Assessoria de Comunicação Institucional da EMERJ.



Magistrados EMERJ

MAGISTRADOS

Informações sobre cursos oficiais de formação e aperfeiçoamento.

Virtual EMERJ

VIRTUAL EMERJ

Ambiente Virtual de Aprendizagem. Cursos oferecidos na modalidade a distância.

Portal Acadêmico EMERJ

PORTAL ACADÊMICO

Destinado aos alunos e professores do Curso de Especialização em Direito Público e Privado.

Eventos EMERJ Gratuitos

EVENTOS EMERJ GRATUITOS

Fóruns, seminários e ciclo de palestras destinadas ao público em geral.

Publicações EMERJ

PUBLICAÇÕES

Artigos jurídicos de diferentes áreas do direito.

Informativo EMERJ

INFORMATIVO

Divulgação de eventos, cursos e notícias.

EMERJ em Pauta

EMERJ EM PAUTA

É o programa em vídeo disponibilizado no seu canal de Youtube, destinado a estudantes, profissionais do Direito e público em geral.

Eventos Gravados EMERJ

EVENTOS GRAVADOS

Seminários e ciclo de palestras realizados pela EMERJ.

Vídeo Institucional EMERJ


VÍDEO INSTITUCIONAL

Lançamento de Livros

LANÇAMENTO DE LIVROS

Divulgação dos lançamentos de livros de autores da área jurídica.

Eventos Externos

EVENTOS EXTERNOS

Divulgação de eventos da área jurídica de outras instituições.