Fechar

Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro



Desembargadora Leila Mariano é homenageada com o Prêmio Innovare


O Prêmio Innovare, uma das premiações mais respeitadas da justiça brasileira, apresentou no último dia 07 de novembro a sua nona edição, no Supremo Tribunal Federal (STF), com a presença de nomes consagrados do Judiciário brasileiro, como os ministros Dias Toffoli, Luiz Fux, Ives Gandra Martins Filho e Luis Inácio Adams. O Instituto Innovare prestou uma homenagem ao ministro Ayres Britto, que deixa a presidência do STF ainda este mês, e será substituído pelo também ministro Joaquim Barbosa.

Emocionado, Ayres Britto falou sobre a importância do prêmio e o papel do Judiciário para a sociedade atual: "É público e notório o desenvolvimento da justiça brasileira. Essas boas práticas podem ser instrumentos de guia e desenvolvimento do nosso sistema”.

A desembargadora Leila Mariano recebeu menção honrosa do Innovare com o projeto “Mediação Escolar”. No ano passado, ela organizou um curso de mediação de conflitos escolares para educadores fluminenses, na Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro - EMERJ.

Explica a desembargadora: “No primeiro momento, queríamos a diminuição da judicialização dos conflitos escolares. Hoje, na Justiça, há ações para discutir problemas entre alunos, professores e diretores que se sentiram atacados nas redes sociais. São conflitos sensíveis nem sempre resolvidos pela solução judicial”.

O projeto começou em julho de 2011, quando uma escola particular procurou a EMERJ com a demanda. A primeira turma contou com especialistas ingleses e argentinos que discutiram os efeitos do bullying no ambiente escolar. Hoje, mais de 200 educadores já passaram pelos bancos da EMERJ entre profissionais da rede privada e da estadual.

Para a magistrada, com o advento das redes sociais, o que antes era brincadeira ou provocação entre colegas de escola se torna uma agressão séria. Ela defende que a escola deve reassumir o papel de protagonista na mediação de conflitos.

Afirma a desembargadora Leila Mariano que a menção fortalece a iniciativa: “Que o prêmio traga luz a esse problema que deve ser encarado com a participação conjunta da família, da escola e dos órgãos públicos”.

Saiba mais...