Fechar

Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro



84 alunos concluem Curso de Especialização em Direito Público e Privado

clique nas imagens para ampliar

“Queridos formandos, hoje vocês se despedem das aulas e das provas, mas não se despedem da EMERJ - a Escola que sempre os acolherá. Foram seis semestres de intensa formação. Esse curso, certamente, não é para qualquer um. É para aqueles que veem na magistratura um ideal de vida”, disse o diretor-geral da EMERJ, desembargador Ricardo Rodrigues Cardozo, na abertura da solenidade de formatura dos 84 alunos do Curso de Especialização em Direito Público e Privado, 2º semestre.

A solenidade ocorreu no dia 1ª de dezembro no Auditório Antônio Carlos Amorim, com a presença do presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro, desembargador Milton Fernandes de Souza; do patrono da turma e professor de Direito Processual Civil, desembargador Alexandre Câmara; e dos professores José Maria de Castro Panoeiro, Scilio Pereira Faver, Bernardo Braga e Silva, Claudia Portocarrero e Sauvei Lai.

O diretor-geral pontuou que o momento é de transformação social e que a sociedade brasileira deposita no Judiciário a esperança de conduzir esse processo de mudança de forma firme e íntegra. O desembargador deixou suas palavras aos formandos: “Pensar como juiz, como um verdadeiro magistrado no seu mais alto sentido, é nunca parar de estudar. Sigam em frente, não desistam jamais. Quem de nós nunca sofreu uma derrota? Sigam avante, sempre e sempre na direção daquilo que almejam”, aconselhou o magistrado aos jovens que concluem o curso na EMERJ, por onde passaram muitos juízes do TJRJ antes da aprovação.

O presidente do TJRJ, desembargador Milton Fernandes de Souza, também teceu algumas palavras aos formandos: “A vida profissional de vocês está apenas começando e muitas noites de sono ainda serão perdidas e muito estudo será necessário. Alguns de vocês seguirão a carreira pública e eu espero vê-los aqui no futuro na magistratura”.

O Curso

O Curso de Especialização em Direito Público e Privado (a antiga nomenclatura era Curso de Especialização em Direito para a Carreira da Magistratura) em nível de pós-graduação lato sensu é oferecido em seis semestres. Cada um deles corresponde a um nível, ou seja, CP I, CP II, CP III, CP IV, CP V e CP VI, estruturados em módulos referentes às disciplinas ministradas em cada período, atendendo, durante todo o curso, às disciplinas exigidas no Edital do Concurso da Magistratura Estadual, quais sejam:

I - Direito Civil, Direito Processual Civil, Direito do Consumidor, Direito da Criança e do Adolescente;

II - Direito Penal, Direito Processual Penal, Direito Constitucional e Direito Eleitoral;

III - Direito Empresarial, Direito Tributário, Direito Ambiental e Direito Administrativo;

IV - Sociologia do Direito, Psicologia Judiciária, Ética e Estatuto Jurídico da Magistratura Nacional, Filosofia do Direito e Teoria Geral do Direito e da Política.

05 de dezembro de 2017.

Fonte: Assessoria de Comunicação Institucional da EMERJ.