Fechar

Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro



32º Curso de Formação de Magistrados da EMERJ apresenta Curso de Filosofia


Na 13ª semana do 32º Curso de Formação de Magistrados, de 01 a 04 de outubro, no Auditório Desembargador Paulo Roberto Leite Ventura, a EMERJ realizou o Curso de Filosofia, coordenado pelo Juiz André Nicolitt, Doutor em Direito pela Universidade Católica Portuguesa.

Na abertura do Curso, a Diretora-Geral da EMERJ, Desembargadora Leila Mariano, fez uma breve reflexão sobre o papel do magistrado na contemporaneidade e de seu dilema entre cumprir a Lei e fazer Justiça.

O Professor Ivair Coelho Lisboa N. R. Itagiba Filho, Doutor em Filosofia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, apresentou aos novos juízes o tema “Teoria da Justiça”, fazendo menção a filósofos como Aristóteles, Hobbes, Kant e Kelsen.

No segundo dia foi discutido “A Justiça Penal sob a Ótica de Giorgio Agamben e Heidegger”, sendo palestrantes o delegado Orlando Zaccone d’Elia Filho, professor e doutorando em direito, e os juízes Rubens Casara e André Nicolitt.

O Doutor Antônio Cavalcanti Maia, professor em Filosofia do Direito da Universidade do Estado do Rio de Janeiro e da PUC-RJ, no terceiro dia palestrou sobre a “Teoria do Direito”, abordando tópicos sobre jusnaturalismo, positivismo, pós-positivismo e neoconstitucionalismo.

No encerramento, o professor de Filosofia Edgar de Britto Lyra Netto, da PUC-RJ, discorreu sobre “A filosofia Contemporânea, as novas Tecnologias e o Papel do Juiz, seguido de “Os Direitos Fundamentais como Paradigmas Interpretativos”, apresentado pelo Professor Vinícius Scarpi, Doutor em Direito pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro.