Fechar

Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro



“Teoria do Medalhão” é tema de roda de conversa no programa “Livro Aberto” com a apresentação da leitura do conto de Machado de Assis por magistrados


“Teoria do Medalhão” é tema de roda de conversa no programa “Livro Aberto” com a apresentação da leitura do conto de Machado de Assis por magistrados
clique na imagem para ampliar


Após o jantar comemorativo de 21 anos do filho, o pai o aconselha a tornar-se um ‘Medalhão’, ou seja, alguém que conseguiu conquistar riqueza e fama. Ele passa, então, a tecer uma teoria de como o filho poderia conseguir isso, mudando seus hábitos e costumes. O conto, de Machado de Assis, foi tema da roda de conversa na última quinta-feira, dia 10, na Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (EMERJ).


“Livro Aberto”, programa da Biblioteca TJERJ/EMERJ Desembargador José Carlos Barbosa Moreira, dirigido por Silvia Monte, é uma iniciativa da Comissão de Biblioteca e Cultura da EMERJ. Nesta primeira leitura de contos, magistrados do Poder Judiciário deram início ao aprofundamento do conhecimento nas obras de Machado de Assis, considerado pelos críticos um dos maiores contistas do Brasil.


Participaram da leitura os desembargadores Ana Maria Oliveira e Heleno Nunes, e os juízes Elizabeth Louro, Paula Cossa, Raquel Gouveia, Renato Charnaux Sertã e Ricardo Andrade. Todos os contos estão disponíveis para leitura em PDF no site da EMERJ e podem ser acessados pelo link: https://www.emerj.tjrj.jus.br/paginas/biblioteca_videoteca/livro-aberto.html


Ao final da leitura, os magistrados fizeram um debate sobre a obra. Por se tratar de uma roda de conversa, espectadores do evento puderam abrir suas câmeras e participar. A presidente da Comissão de Biblioteca e Cultura, desembargadora Ana Maria, disse: “É uma leitura impressionante. Já escutei diversas pessoas falando que Machado de Assis era um homem à frente de seu tempo, pela atualidade de seus contos. Porém, talvez nós tenhamos andado para trás”.


“Com tantas coisas absurdas que vemos nos dias atuais, podemos pensar que a sociedade está retornando; andando para trás. Fico pensando como Machado de Assis faria uma análise da sociedade atual e do que ele escrevia a respeito”, complementou o juiz Ricardo Andrade.


O desembargador Heleno Nunes e o juiz Renato Charnaux falaram do tema da obra, destacando o tratamento do pai, que sonhava em ser um ‘Medalhão’, com o filho.


“Essa roupagem exterior que o pai procura passar para o filho, para que não se comprometa ou se envolva em polêmicas, é extremamente atual e vemos isso a todo momento no ambiente de trabalho e todas as outras rodas sociais que fazemos parte. As pessoas procuram vender uma imagem diferente do que realmente é, para agradar”, comentou o desembargador.


“O truque que o pai ensina para o filho é fazer uma propaganda barata. Quanto mais barata, melhor. Ele dá aula ao filho de mediocridade, como se falasse ao filho para ser medíocre e falar apenas coisas que não criem rotas de colisão”, afirmou o juiz.


Para assistir à transmissão completa, acesse: https://www.youtube.com/watch?v=7mBqh-mTuh8&ab_channel=EmerjeventosEmerjeventos



11 de junho de 2021


Departamento de Comunicação Institucional (DECOM)