Fechar

Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro



Pesquisadora do INCT.DD debaterá o tema “Democracia na era das mídias sociais” em webinar da EMERJ


Pesquisadora do INCT.DD debaterá o tema “Democracia na era das mídias sociais” em webinar da EMERJ
clique na imagem para ampliar

“Polarização e Intolerância: Desafios da Democracia na Era das Mídias Sociais" será o tema do próximo webinar do Fórum Permanente de Direitos Humanos que ocorrerá no dia 20 de abril, às 10h. O evento terá tradução para a Língua Brasileira de Sinais (Libras) e será transmitido por meio da plataforma Zoom e do canal do YouTube “Emerj eventos”.


O webinar será aberto pelo presidente do Fórum, desembargador Caetano Ernesto da Fonseca Costa, doutorando em Cidadania e Direitos Humanos: Ética e Política pela Universidade de Barcelona (UB/Espanha), mestre em Direito pela Universidade Estácio de Sá (UNESA) e em Cidadania e Direitos Humanos: Ética e Política pela UB/Espanha. Autor de diversos artigos científicos e dos livros: “Para Além da Escuridão: Por Uma Justiça Emancipatória” e “Magistratura do Novo Milênio: Autoridade com Alteridade”.


A palestrante convidada é Nina Fernandes dos Santos, pesquisadora no Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Democracia Digital (INCT.DD), doutora em Comunicação pela Universidade Panthéon-Assas/Paris II (França). Sua tese de doutorado foi premiada com o Prix de thèse da instituição. É mestre em Comunicação e Cultura Contemporânea pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Autora de diversos artigos científicos e coorganizadora do livro “Mídias Sociais e Eleições 2010”.


De acordo com o dicionário, polarização é ação de polarizar, de atribuir potenciais eletrônicos a dois eletrodos distintos. Para a ciência política é a divergência entre atitudes políticas em dois extremos ideológicos (Eles x Nós). Em cada lado se questiona a legitimidade moral do outro e as suas ideias são vistas como uma ameaça à nação.


A debatedora será a juíza Andréa Pachá, presidente do Fórum Permanente de Direito, Arte e Cultura, mestre em Saúde Pública pela Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ), bacharel em Direito pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), com experiência na área de Direito, com ênfase em Direito de Família e Sucessões. Foi Conselheira do CNJ de 2007/2009, responsável pela criação do Cadastro Nacional de Adoção e pela implantação das Varas de Violência contra a Mulher como Política Judiciária Nacional. Autora de livros como “A Vida não é Justa”, “Velhos são os outros” e “Segredo de Justiça”.


Os webinares da EMERJ são gratuitos e concedem horas de estágio pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/RJ) para estudantes de Direito. Os interessados devem se inscrever por meio do link: https://www.emerj.tjrj.jus.br/paginas/eventos/eventos2021/webinar/polarizacao-e-intolerancia-desafios-da-democracia-na-era-das-midias-sociais.html



14 de abril de 2021


Departamento de Comunicação Institucional (DECOM)