Fechar

Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro



“O Espelho”, conto de Machado de Assis, será apresentado no programa “Livro Aberto


“O Espelho”, conto de Machado de Assis, será apresentado no programa “Livro Aberto
clique na imagem para ampliar


Magistrados do Poder Judiciário Fluminense estarão reunidos, no dia 24, às 18h30, via Zoom e YouTube, para a segunda leitura de contos do programa “Livro Aberto”, da Biblioteca TJERJ/EMERJ - Desembargador José Carlos Barbosa Moreira. O programa é uma iniciativa da Comissão de Biblioteca e Cultura da Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (EMERJ).


Na primeira leitura, no último dia 10, magistrados leram e debateram a obra “Teoria do Medalhão'', de Machado de Assis. No evento, a presidente da Comissão, desembargadora Ana Maria Oliveira, disse: “É uma leitura impressionante. Já escutei diversas pessoas falando que Machado de Assis era um homem à frente de seu tempo, pela atualidade de seus contos. Porém, talvez nós tenhamos andado para trás”.


Participarão da leitura da próxima quinta-feira os desembargadores Ana Maria Oliveira e Heleno Nunes, e os juízes Elizabeth Louro, Paula Cossa, Elizabeth Saad, Renato Charnaux Sertã e Ricardo Andrade. Todos os contos estão disponíveis para leitura em PDF no site da EMERJ.


O conto:


O espelho: Jacobina, um homem de 45 anos e de origem humilde, torna-se Alferes e do dia para a noite a patente muda a sua vida, todos passam a admirá-lo ou a invejá-lo. Ele vai passar uma temporada na fazenda de uma tia que o coloca no quarto de hóspede com um grande e nobre espelho. A tia precisa viajar e deixa a casa por conta de Jacobina. A solidão o invade e ele deixa de ver sua imagem nítida no espelho. Um dia, ele se paramenta de Alferes, encara o espelho e tem uma surpresa.


Livro Aberto:


O programa “Livro Aberto”, dirigido pela Silvia Monte, é um programa realizado virtualmente, respeitando as normas de segurança em decorrência da pandemia da Covid-19. Em todos os encontros há tradução simultânea na Língua Brasileira de Sinais (Libras).


A EMERJ convidou magistrados do Poder Judiciário para lerem obras dos mais renomados contistas da literatura brasileira e estrangeira, com o objetivo de divulgar a literatura, estimular a leitura, fomentar o enriquecimento intelectual e cultural, além de provocar a reflexão crítica.


O último encontro está disponível no YouTube e pode ser acessado pelo link: https://www.youtube.com/watch?v=T5sYOwstBxw&t=2768s&ab_channel=EmerjeventosEmerjeventos


Para se inscrever para assistir as próximas leituras e ainda ler os contos disponibilizados, acesse: https://www.emerj.tjrj.jus.br/paginas/biblioteca_videoteca/livro-aberto.html



17 de junho de 2021


Departamento de Comunicação Institucional (DECOM)