Fechar

Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro



“Mulheres com Poder de Transformação” será tema do webinar na semana em que se comemora o Dia Internacional da Mulher


“Mulheres com Poder de Transformação” será tema do webinar na semana em que se comemora o Dia Internacional da Mulher
clique na imagem para ampliar


A Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (EMERJ) reúne mulheres que ajudam a transformar a sociedade - especialistas das áreas da saúde, cultura e ativismo social - no webinar “Mulheres com poder de Transformação”. O evento ocorrerá no dia 11 de março de 10h às 12h. A organização da palestra virtual será promovida pelo Núcleo de Pesquisa em Gênero, Raça e Etnia (NUPEGRE); e pelos Fóruns Permanentes de Violência Doméstica, Familiar e de Gênero; Biodireito, Bioética e Gerontologia; e Liberdade de Expressão, Liberdades Fundamentais e Democracia. A transmissão será pelas plataformas Zoom e YouTube.


As palestrantes:


Margareth Dalcolmo é doutora em Medicina (Pneumologia) pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), com especialização pela UNIFESP em Epidemiologia e Metodologia da Pesquisa, e pela British Council (Inglaterra) em Aperfeiçoamento em Advances in Respiratory Medicine. É Membro do Comitê Assessor em Tuberculose do Ministério da Saúde, das Comissões Científicas das Sociedades Brasileiras de Pneumologia, Tisiologia e de Infectologia na REDE-TB de Pesquisa em Tuberculose. Médica do Núcleo Estadual do Ministério da Saúde no Rio de Janeiro (NEMS/RJ), a doutora atua nas áreas de Ciência da Saúde, Saúde Coletiva, Pneumologia, Epidemiologia e Infectologia. Dalcolmo tem diversas publicações, dentre elas: o “Manual de Recomendações para o Controle da Tuberculose no Brasil”; o “Manual de Condutas em Clínica Médica Baseadas em Evidências”.


Ligia Bahia é doutora e mestre em Saúde Pública pela Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ); graduada em Medicina pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com especialização em Pneumologia Sanitária e em Epidemiologia pela FIOCRUZ; e professora associada da UFRJ. A doutora pesquisa temas como sistemas de proteção social e saúde, relações entre o público privado no sistema de saúde brasileiro, mercado de planos e seguros de saúde, financiamento público e privado, e regulamentação dos planos de saúde. Bahia tem diversos artigos publicados em revistas científicas.


Thereza Aguilar é bailarina clássica, ex-aluna da Escola de Berlim (antiga DDR) e coordenadora do projeto Dançando Para Não Dançar, localizado no Centro do Rio de Janeiro. O objetivo do projeto é garantir que os alunos tenham direitos e oportunidades iguais. Os conhecimentos adquiridos ao longo da aprendizagem, podem ser aproveitados para outras profissões ligadas ao meio artístico ou em atividades que possam melhorar a qualidade de vida de suas comunidades. Em 2011, o projeto recebeu a medalha da Ordem do Mérito Cultural do Ministério da Cultura. Atualmente, a Escola atua em 16 comunidades e atende a 1.425 crianças e jovens, entre 5 e 21 anos.


Cris dos Prazeres é ativista social e atua em diversos projetos sociais, dentre eles está o “ReciclAção”, localizado no Morro dos Prazeres, em Santa Teresa. Criado em 2013, tem por proposta criar ciclos autossustentáveis de reciclagem e investimento no desenvolvimento da comunidade. Outra ação social em que ela atua é o PROA (Prevenção Realizada com Organização e Amor), que tem o objetivo de promover informações sobre os programas de saúde para a comunidade, ampliando o trabalho de prevenção de Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST). Foi criado em 1998 e é localizado na mesma comunidade. Cris dos Prazeres é ainda co-fundadora do Vai Na Web, projeto criado em 2017, que oferece, gratuitamente, o ensino de programação digital avançada para jovens de 16 a 29 anos, moradores do Morro dos Prazeres e do Complexo do Alemão.


O evento contará com a presença do desembargador André Andrade, presidente do Fórum Permanente Liberdade de Expressão, Liberdades Fundamentais e Democracia; e das juízas Maria Aglaé Tedesco Vilardo, presidente do Fórum Permanente de Biodireito, Bioética e Gerontologia; e Adriana Ramos de Mello, presidente do NUPEGRE e do Fórum Permanente de Violência Doméstica, Familiar e de Gênero.


Para participar do webinar, realize sua inscrição através do link: https://www.emerj.tjrj.jus.br/paginas/eventos/eventos2021/webinar/mulheres-com-poder-de-transformacao.html



05 de Março de 2021


Departamento de Comunicação Institucional (DECOM)