Fechar

Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro



Aula magna da ministra Fátima Nancy Andrighi, do STJ, abre 2º semestre de 2021 na EMERJ


Aula magna da ministra Fátima Nancy Andrighi, do STJ, abre 2º semestre de 2021 na EMERJ
clique na imagem para ampliar


No próximo dia 18 de agosto, às 18h, a EMERJ recebe a ministra Fátima Nancy Andrighi para a aula magna do 2º semestre de 2021. O tema será “O juiz dos sonhos e a gestão na era digital”. A diretora-geral da Escola, desembargadora Cristina Tereza Gaulia, abrirá o encontro e presidirá a mesa do webinário via plataformas Zoom e YouTube.


Participarão do encontro o desembargador Marco Aurélio Bezerra de Melo, presidente do Conselho Consultivo e do Fórum Permanente de Direito Civil Professor Sylvio Capanema de Souza, e a desembargadora Patrícia Serra, presidente da Comissão Pedagógica de Ensino.


Durante o evento, a EMERJ fará uma homenagem à ministra Fátima Nancy Andrighi, que terá seu retrato inaugurado na Galeria dos Conferencistas Eméritos da Escola.


Sobre a homenageada:


Pensadora, pesquisadora, escritora e magistrada, Fátima Nancy Andrighi é mestra em Mediação pelo Institut Universitaire Kurt Bosch, em Buenos Aires, Argentina. Tomou posse como juíza no Tribunal de Justiça do Estado do Rio Grande do Sul em 1976, mesmo ano em que concluiu seu curso de pós-graduação lato sensu pela Universidade do Vale dos Sinos. Em 1980, foi nomeada juíza substituta da Justiça do Distrito Federal, onde ficou até novembro, sendo promovida posteriormente a juíza titular.


A ministra é conhecida por seus informativos, sempre didáticos, no campo do Processo Civil e do Direito Civil, citados como referência em diversas obras e artigos


Fátima Nancy Andrighi foi secretária da Escola Nacional de Magistratura, desembargadora do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT), secretária da Comissão de Reforma do Código de Processo Civil, diretora da Escola da Magistratura do Distrito Federal, coordenadora da implantação e funcionamento dos Juizados Especiais Cíveis e Criminais no Distrito Federal e coordenadora dos trabalhos de Reforma do Código de Processo Civil de Moçambique.


Em 1999, foi nomeada ministra do Superior Tribunal de Justiça (STJ). Também foi corregedora nacional de Justiça e ministra substituta do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) no biênio 2010-2012, sendo efetivada como ministra do TSE em abril de 2011. No mesmo ano, foi eleita corregedora-geral da Justiça Eleitoral, o que a fez se tornar a primeira mulher a exercer a função.


A magistrada foi outorgada, em 2012, com a Medalha da Ordem do Mérito Judiciário do Distrito Federal e dos Territórios no Grau Grão-Colar.


Para se inscrever no evento, acesse: https://www.emerj.tjrj.jus.br/paginas/eventos/eventos2021/webinar/Aula-Magna.html



12 de agosto de 2021


Departamento de Comunicação Institucional (DECOM)