Fechar

Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro



Aspectos Relevantes do Acordo de Não Persecução Penal (ANPP) será tema de webinar


Aspectos Relevantes do Acordo de Não Persecução Penal (ANPP) será tema de webinar
clique na imagem para ampliar


O Fórum Permanente de Método Adequados de Resolução de Conflitos, o Núcleo de Pesquisa em Métodos Alternativos de Resolução de Conflitos (NUPEMASC), ambos da Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (EMERJ), e o Núcleo de Estudos e Pesquisas em Mediação (Nupemec) do TJRJ, se reunirão para tratar do tema “Consensualidade no Processo Penal: Aspectos Relevantes do Acordo de Não Persecução Penal (ANPP)”. O webinar será no próximo dia 23 de junho, às 10h, via plataforma Zoom e YouTube.


O desembargador César Felipe Cury, presidente do Fórum e do Nupemec, abrirá o encontro. César Cury é mestre em Direito pela Universidade Estácio de Sá (UNESA), diretor de Métodos Consensuais do Instituto dos Magistrados do Brasil (IMB) e da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), membro da Comissão de Acesso à Justiça do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). O desembargador é autor de artigos e coordenador de livros científicos na área do Direito, Mediação e Tecnologia.


O evento contará com a palestra do defensor público Marcos Paulo Dutra Santos, mestre em Direito Processual pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), e do procurador de Justiça Antônio José Campos Moreira.


“A audiência sempre foi um palco neutro. A audiência como palco da não persecução penal deixa o imputado com duas opções: ou ele aceita o acordo ou será denunciado; não há uma terceira via no tocante a esse negócio judicial. Isso torna claramente a posição do imputado como uma posição de inferioridade”, destacou o defensor público Marcos Paulo Dutra Santos no webinar da EMERJ “Acordo de Não Persecução Penal. Introdução do Instituto no Sistema Processual Brasileiro e Seus Reflexos: Doutrina e Jurisprudência” que ocorreu no dia 30 de abril deste ano.


O debatedor do evento será o juiz Francisco Emilio de Carvalho Posada, membro do Fórum e mestre em Direito Processual pela UERJ.


Os webinários da EMERJ são gratuitos e são concedidas horas de estágio pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/RJ) para os estudantes de Direito que participarem do evento.

Para se inscrever neste evento, acesse o link: https://www.emerj.tjrj.jus.br/paginas/eventos/eventos2021/webinar/Consensualidade-no-Processo-Penal.html



21 de junho de 2021


Departamento de Comunicação Institucional (DECOM)