Fechar

Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro



“A EMERJ me permitiu sentir o maior prazer que um professor pode ter, que é achar que pode aprender mais do que ensinar”, diz professor Guilherme Peña em homenagem na EMERJ


clique na imagem para ampliar


“Esta homenagem trata-se do reconhecimento público e da gratidão pela contribuição à formação dos nossos alunos. A EMERJ valoriza, com essa homenagem, a memória, a qual tem uma grande importância em uma instituição de ensino. Preservar a memória significa construir um presente melhor, consolidando costumes e valores para as atuais e futuras gerações. Hoje, estamos reunidos para homenagear o professor Guilherme Peña por seu notório destaque acadêmico no seio dessa Escola”, disse a diretora-geral da Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (EMERJ), desembargadora Cristina Tereza Gaulia, na abertura da solenidade realizada nesta sexta-feira, dia 17.


Nesta tarde, a Galeria dos Conferencistas Eméritos da Escola ganhou mais um retrato, desta vez do promotor de Justiça Guilherme Peña de Moraes, que foi homenageado em reconhecimento pelo seu trabalho como jurista e professor, nos mais de 20 anos de carreira acadêmica. A homenagem foi realizada de forma presencial no auditório Desembargador Paulo Roberto Leite Ventura, na Escola, respeitando todos os protocolos de segurança em decorrência da pandemia da Covid-19.


O homenageado


Professor, escritor e promotor de Justiça, Guilherme Penã se formou em Direito pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, é mestre em Direito Constitucional pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, doutor em Direito Constitucional pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e pós-doutor em Direito Constitucional pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e pela Fordham School of Law - Jesuit University of New York.


Autor de mais de 25 livros de Direito e de 45 artigos de doutrina, além de mais de 85 palestras, cursos e workshops em todo o país, Guilherme Peña é, na EMERJ, membro do Fórum Permanente de Direito Eleitoral e Político e também do Fórum Permanente de Estudos Constitucionais, Administrativos e de Políticas Públicas Professor Miguel Lanzellotti Baldez. Em agosto deste ano, foi patrono das turmas A e C do Curso de Especialização em Direito Público e Privado da EMERJ.


A EMERJ


Na solenidade, emocionado, Guilherme Peña, professor da EMERJ há 21 anos, disse: “Olhando para trás e vendo minha carreira na Escola da Magistratura, tendo a consciência de que mais importante do que o destino, é a trajetória, vejo que a Escola marcou meu caminho em três aspectos: minha vida pessoal; familiar; e profissional. Pessoal, pois foi aqui que toda a minha formação de professor foi feita. Nunca, nos meus maiores sonhos, imaginaria que estaria aqui sendo agraciado pela Escola com essa homenagem. A EMERJ me permitiu sentir o maior prazer que um professor por ter, que é achar que pode aprender mais do que ensinar. Aprendi muito e ainda quero aprender muito mais”.


Homenagens


Além da diretora-geral da EMERJ, desembargadora Cristina Tereza Gaulia, doutora em Direito pela Universidade Veiga de Almeida, também estiveram presentes presencialmente o corregedor-geral da Justiça do estado do Rio de Janeiro, desembargador Ricardo Rodrigues Cardozo, que foi diretor-geral da EMERJ no biênio 2017-2018; e o presidente do Fórum Permanente de Pós-Humanismo e Defesa dos Animais Cláudio Cavalcanti, desembargador Cláudio Brandão de Oliveira, doutor em Sociologia e Direito pela Universidade Federal Fluminense.


“Guilherme, de coração, eu torço por você dentro desta casa de Justiça. Você representa uma pessoa que queremos ter em nossa casa: ético, culto, sério, correto, sensível. São qualidades que nós não podemos deixar de aferir e verificar”, disse o corregedor-geral da Justiça, desembargador Ricardo Rodrigues Cardozo.


Também esteve presente no auditório o presidente da Escola de Administração Judiciária (ESAJ), desembargador Fernando Cerqueira Chagas, que na EMERJ preside o Fórum Permanente de Direito Eleitoral e Político.


Para assistir à transmissão completa da homenagem, acesse: https://www.youtube.com/watch?v=2eUnRLYQF6E


17 de setembro de 2021


Departamento de Comunicação Institucional (DECOM)