Fechar

Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro



“Venha ver o pôr do sol”, conto de Lygia Fagundes Telles, será a próxima leitura do programa Livro Aberto


“Venha ver o pôr do sol”, conto de Lygia Fagundes Telles, será a próxima leitura do programa Livro Aberto
clique na imagem para ampliar


A 2ª temporada do programa Livro Aberto, com os contos da escritora Lygia Fagundes Telles, terá a apresentação do conto “Venha ver o pôr do sol” no dia 26, às 18h30min, por meio das plataformas Zoom e YouTube, com tradução simultânea para a Língua de Sinais (Libras).


O Livro Aberto é promovido pela Comissão de Biblioteca e Cultura da Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (EMERJ), uma iniciativa da Biblioteca Desembargador José Carlos Barbosa Moreira TJERJ/EMERJ. Esse programa tem por proposta estimular a leitura, fomentar o enriquecimento cultural e provocar a reflexão crítica.


A convidada especial para essa roda de conversa é a advogada Leila Linhares, fundadora e coordenadora executiva da organização não governamental Cidadania, Estudo, Pesquisa, Informação e Ação (CEPIA) e membro do Fórum Permanente de Violência Doméstica, Familiar e de Gênero da EMERJ.


Nesse webinar, a diretora do programa, Silvia Monte, fará a abertura do encontro e os juízes Alessandra Aleixo, Andrea Barroso e Ricardo Andrade serão os leitores no evento.


A contista Lygia Fagundes Telles é considerada uma das mais importantes escritoras brasileiras, vencedora do Prêmio Camões, considerado o mais importante da literatura de língua portuguesa.


O conto “Venha ver o pôr do sol”:


Ricardo, ex-namorado de Raquel, a convida para ver o mais belo pôr do sol, porém o local escolhido para o cenário romântico é um cemitério. Ela aceita ir ao encontro de Ricardo. No caminho, o ex-casal conversa e inicialmente parece ser um caso de “coração partido”, em que um dos lados não superou o término da relação.


Num dado momento, a conversa começa a ter um tom mórbido, já que Ricardo passa a falar dos familiares que morreram e foram enterrados no lugar. Após a longa caminhada pelo cemitério, finalmente o ex-casal chega à capelinha onde estavam os parentes falecidos de Ricardo e seguem até a lápide da prima Maria Emília. Quando Raquel repara na data de nascimento e morte da falecida, se dar conta de que a tal prima estava morta há mais de cem anos. A constatação de Raquel vem um pouco tarde demais, já que quando se vira, percebe que está trancada dentro do local.


O programa Livro Aberto ocorre quinzenalmente, às quintas-feiras. Magistrados do Poder Judiciário são convidados para lerem obras dos mais renomados contistas da literatura brasileira e estrangeira, além de mais um convidado especial para a roda de conversa.


Para se inscrever no programa, acesse o link: https://us02web.zoom.us/meeting/register/tZcvc--trDMrE9faQvxvYE2OslK0EzF6d9aA



19 de Agosto de 2021


Departamento de Comunicação Institucional (DECOM)