Fechar

Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro



O conto de Machado de Assis “O Segredo do Bonzo” será a próxima apresentação do programa “Livro Aberto”


clique na imagem para ampliar


A terceira edição do programa “Livro Aberto” será no próximo dia 08 de julho, às 18h30min, via plataformas Zoom e YouTube. Os magistrados farão a leiturado conto “O Segredo do Bonzo”, com tradução simultânea para Língua Brasileira de Sinais (Libras).


O programa é uma iniciativa da Comissão de Biblioteca e Cultura da Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (EMERJ) e foi idealizado pela Biblioteca TJERJ/EMERJ Desembargador José Carlos Barbosa Moreira.


A cada encontro os magistrados do Poder Judiciário são convidados para ler obras dos mais renomados contistas da literatura brasileira e estrangeira. Neste webinar, os leitores serão os desembargadores Ana Maria Oliveira e Heleno Nunes; e os juízes Alessandra Aleixo, Elizabeth Louro, Elizabeth Saad, Renato Charnaux Sertã, Ricardo Andrade e Rosana França.


O conto:


Este conto é um relato de supostas experiências vividas por Fernão Mendes Pinto (explorador e aventureiro português do século XVI) quando esteve no reino de Bungo. O narrador diz no início do conto que falará sobre uma doutrina que possui diversos benefícios para a alma e por esta razão, deve ser divulgada.


Fernão Mendes Pinto e seu amigo Diogo Meireles caminham pela cidade de Fuchéu no Reino de Bungo e encontram três homens, dois deles tinham sua própria teoria e estavam rodeados por uma multidão. O terceiro homem, Titané, era amigo de Diogo. Titané apresenta aos senhores Pinto e Meireles os ensinamentos de Bonzo que explicava sobre a doutrina, portanto, o seu segredo.


Para se inscrever no programa “Livro Aberto” com o conto “O Segredo do Bonzo”, acesse o link: https://us02web.zoom.us/meeting/register/tZAvf-2upz8vG9Ex_u4ZWmHnkmCgcNj9pS6G .


Para baixar o conto “O Segredo do Bonzo”, acesse o link: https://www.emerj.tjrj.jus.br/paginas/biblioteca_videoteca/livro-aberto/contos/03_LIVRO_ABERTO_O%20segredo%20do%20Bonzo.pdf .

A EMERJ disponibiliza os encontros anteriores do programa “Livro Aberto” para serem assistidos em seu canal do YouTube “Emerj eventos”.

Para ter acesso a todos os contos, clique no link: https://www.emerj.tjrj.jus.br/paginas/biblioteca_videoteca/livro-aberto.html .





30 de junho de 2021


Departamento de Comunicação Institucional (DECOM)