Fechar

Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro



Nova edição da Revista da EMERJ traz na capa a deusa da Justiça sem venda e com máscara


Nova edição da Revista da EMERJ traz na capa a deusa da Justiça sem venda e com máscara
clique na imagem para ampliar

Uma nova identidade visual e artigos que reafirmam o compromisso com a realidade da sociedade atual. Assim surge a nova edição da Revista da EMERJ.


“Deseja-se que os artigos e estudos publicados retratem esse compromisso com uma nova realidade social, cultural, política e econômica que se reflete sobre a aplicação do Direito”, destaca o desembargador Jessé Torres Pereira Junior, professor e conferencista emérito da Escola, que coordena a Revista ao lado da desembargadora Cristina Tereza Gaulia, diretora-geral da EMERJ.


“A capa da Revista apresenta a deusa da Justiça sem venda e com máscara, a simbolizar que o exercício da jurisdição deve se ajustar ao momento histórico, marcado pela pandemia, que produz demandas judiciais marcadas por perdas, dramas e conflitos cujas implicações os juízes devem compreender, tentar prevenir e compor com um novo olhar, daí a imagem da deusa sem a venda e com máscara”, ressalta o magistrado.


Em circulação desde 1998, a Revista da Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (EMERJ) chega a seu volume 23, nº1.


Com o objetivo de propiciar debates, a publicação científica conta com artigos dos mais renomados juristas nacionais e internacionais, que visam ao enriquecimento da cultura jurídica do país e à democratização do acesso à informação.


Em alinhamento com a política institucional da EMERJ, que neste mês de maio trabalha o tema “Liberdade”, esta edição apresenta artigos que tratam de temas como “Liberdade de Expressão e Discurso de Ódio”, “Liberdade de Expressão e Censura no Brasil”, “Discurso de ódio em Perspectiva Penal”, entre outros.


Na apresentação, o desembargador André Andrade, diretor-geral da Escola de fevereiro de 2019 a fevereiro de 2021, afirma: “Nunca é demais ressaltar a importância da liberdade de expressão, assim como da liberdade de imprensa, para o estado democrático de direito. São duas liberdades irmãs que, dentre os demais benefícios, possibilitam aos cidadãos se fazerem ouvir pelos governantes”.


O Conselho Editorial da Revista conta com 30 membros, entre magistrados, advogados e professores. Dentre eles, estão o ministro Luiz Fux, presidente do Supremo Tribunal Federal e do Conselho Nacional de Justiça; e os ministros do Superior Tribunal de Justiça, Luis Felipe Salomão, Marco Aurélio Bellizze Oliveira e Antônio Saldanha Palheiro.


A nova edição e todas as outras podem ser acessadas através do site da EMERJ. Confira: https://www.emerj.tjrj.jus.br/revistaemerj_online/revistaexemplaresanteriores.htm




03 de maio de 2021


Departamento de Comunicação Institucional (DECOM)