Fechar

Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro



Necropolítica e racismo estrutural em pauta na EMERJ Palestrantes debatem dados da violência dos últimos anos


clique na imagem para ampliar

“O Poder Judiciário brasileiro está amadurecendo neste tema. Ele está percebendo que é preciso avançar para além da teoria. Ele está percebendo que é fundamental para que os Executivos, aquelas pessoas que estão ali no exercício do Poder e têm condições de implementar as políticas públicas, que se deem conta da emergência de uma atuação, que isso não pode ser para depois”, disse a desembargadora Jacqueline Lima Montenegro, mestre em Direito pela Universidade Estácio de Sá e presidente da Comissão de Desenvolvimento do Conhecimento Multidisciplinar da Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (EMERJ), na abertura do evento desta segunda-feira, dia 4.


Promovido pelo Fórum Permanente de Filosofia, Ética e Sistemas Jurídicos da Escola, em sua 16ª reunião, professores se reuniram para debater sobre necropolítica e racismo estrutural. O encontro foi transmitido via plataformas Zoom e YouTube.


Completaram a mesa virtual de debate a jornalista Flávia Oliveira e os professores Julio Cesar de Sá da Rocha, doutor em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Estado de São Paulo, e Renato Noguera, doutor em Filosofia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro.


Necropolítica e racismo estrutural


Durante o encontro, os palestrantes falaram da violência em operações policiais que ocorreram neste período de pandemia, especialmente em comunidades do Rio de Janeiro. A jornalista Flávia Oliveira citou um caso ocorrido em São Gonçalo e relembrou os protestos americanos após o caso George Floyd.


“Durante a pandemia, em pleno período de recomendação de isolamento social e distanciamento, vimos no Rio de Janeiro, em particular, um aumento do número de operações e mortes. O ponto mais trágico, em 2020, foi o assassinato do menino João Pedro, no Salgueiro. A partir daí, houve uma provocação adicional ao Supremo Tribunal Federal, um pedido de cautelar em relação a essas operações de intervenção. Isso coincidiu com o assassinato de George Floyd, nos Estados Unidos, por um policial, e isso incrementou e massificou o debate a respeito da violência policial com a população negra. O debate ganhou muito força no Brasil, como se estivéssemos importando o caso”, disse a jornalista.


Caso João Pedro


O adolescente de 14 anos foi assassinado durante operação policial na favela Salgueiro, em São Gonçalo (RJ), em maio de 2020. Um ano depois do crime, a CNN publicou uma reportagem sobre o inquérito não concluído. Para ler a matéria na íntegra, acesse: https://www.cnnbrasil.com.br/nacional/apos-um-ano-da-morte-do-menino-joao-pedro-inquerito-ainda-nao-foi-concluido/


O professor Julio Cesar chamou atenção: “O racismo não só causa dor, como também mata. Precisamos dizer todos os dias sobre violência e encarceramento em massa. Nós precisamos avançar na perspectiva de mudar culturas e instituições. Precisamos superar esse racismo que estrutura social e economicamente o Brasil. Muitas vezes, as questões não são complexas, mas simples. A vontade política e a responsabilidade no campo jurídico é fazer das coisas simples, efetivas. É fazer com que os direitos constitucionais sejam assegurados”.


De acordo com o Fórum Brasileiro de Segurança Pública, que compila dados desde 2013, o ano de 2020 foi o mais mortal da série histórica. Ao todo, mais de seis mil pessoas foram vítimas de policiais civis e militares. Ainda de acordo com o Fórum, 78.9% das mortes foram de pessoas negras, 76,2% jovens entre 12 e 29 anos e, do total de vítimas, 98,4% eram homens. Os dados foram divulgados no 15º Anuário Brasileiro de Segurança Pública, que pode ser acessado pelo link: https://forumseguranca.org.br/anuario-brasileiro-seguranca-publica/


“Racismo é uma questão de todos nós, de toda a sociedade brasileira. Racismo não é um assunto somente da sociedade negra. Não implicar a população branca nos debates talvez seja um grande problema e equívoco, algo que deve estar nas agendas sobre a promoção de políticas públicas”, pontuou o professor Renato Noguera, que foi debatedor no webinar. Para assistir à transmissão completa, acesse:

https://www.youtube.com/watch?v=OYcKAKNKMXY

Foto: Rosane Naylor.


04 de outubro de 2021


Departamento de Comunicação Institucional (DECOM)