Fechar

Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro



“Livro Aberto”: conheça o novo programa da Biblioteca TJERJ/EMERJ


clique na imagem para ampliar


Divulgar a literatura, estimular a leitura, provocar a reflexão crítica, fomentar o enriquecimento intelectual e cultural, disseminar valores estéticos e éticos, além de contribuir para a formação de cidadãos mais críticos e sensíveis são os objetivos no novo programa “Livro Aberto” da Biblioteca TJERJ/EMERJ - Desembargador José Carlos Barbosa Moreira. O projeto, com estréia em junho, é promovido pela Comissão de Biblioteca e Cultura da Escola.


Nesta primeira temporada, a cada 15 dias, a Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (EMERJ) convidará magistrados do Poder Judiciário para lerem obras dos mais renomados contistas da literatura brasileira e estrangeira, seguida de uma roda de conversa para debater o conteúdo. Para a abertura do projeto, no próximo dia 09, será realizado um encontro remoto pela plataforma Zoom com a diretora-geral da EMERJ, desembargadora Cristina Tereza Gaulia, doutora em Direito pela Universidade Veiga de Almeida, que ainda participará da leitura inaugural do programa com o poema “A um bruxo com amor”, de Carlos Drummond de Andrade. O poema homenageia um dos maiores autores da literatura brasileira, Machado de Assis. O evento ainda terá palestra do músico, compositor, ensaísta, e professor José Miguel Wisnik, doutor em Teoria Literária e Literatura Comparada pela USP.


Considerado pelos críticos um dos mais renomados contistas da literatura brasileira, Machado de Assis escreveu em torno de 200 contos. Para o programa, foram escolhidos quatro célebres contos da coletânea "Papéis Avulsos”, são eles: “Teoria do medalhão”, “O segredo do Bonzo”, “O espelho” e “O alienista”.


Todos os encontros do “Livro Aberto” serão realizados de forma remota, pela plataforma Zoom e disponibilizados no canal oficial da EMERJ no YouTube. O programa será aberto ao público, gratuitamente, e contará com tradução simultânea da Língua Brasileira de Sinais (Libras).


Conheça as obras:


Teoria do medalhão: Após o jantar comemorativo de 21 anos do filho, o pai o aconselha a tornar-se um ‘Medalhão’, ou seja, alguém que conseguiu conquistar riqueza e fama. Ele passa, então, a tecer uma teoria de como o filho poderia conseguir isso, mudando seus hábitos e costumes.


O espelho: Jacobina torna-se Alferes e do dia para a noite a patente muda a sua vida, todos passam a admirá-lo ou a invejá-lo. Ele vai passar uma temporada na fazendo de uma tia que o coloca no quarto de hóspede com um grande e nobre espelho. A tia precisa viajar e deixa a casa por conta de Jacobina. A solidão o invade e ele deixa de ver sua imagem nítida no espelho. Um dia, ele se paramenta de Alferes, encara o espelho e tem uma surpresa.


O segredo do Bonzo: No povoado de Funchéu, pessoas começam a seguir alguns “líderes” pelas razões mais insólitas. Tudo parece ter a ver com um certo Bonzo. O narrador, Diogo Meirelles e Titané resolvem visitar o tal Bonzo para entender o fenômeno. Os três resolvem fazer experiências para testar o poder da teoria do Bonzo.


O alienista:Dr. Simão Bacamarte, médico que tem a ciência como seu “emprego único” e Itaguaí como seu “universo”, resolve dedicar-se ao exame da patologia cerebral, pouco explorada na colônia e no reino. Com o apoio da câmara municipal, ele constrói a “Casa verde”, para tratar da “saúde da alma”. No início, somente os visivelmente “loucos” eram internados; com o desenvolvimento de sua teoria, pessoas consideradas “normais” passam a ser reclusas. A população de Itaguaí se escandaliza e muitas revoltas e reviravoltas acontecem. Alheio a tudo, o Dr. Bacamarte continua com os seus estudos e sua teoria ganha novas hipóteses, experimentos e conclusões.


https://www.emerj.tjrj.jus.br/paginas/biblioteca_videoteca/livro-aberto.html

25 de maio de 2021


Departamento de Comunicação Institucional (DECOM)