Fechar

Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro



Inscrições abertas para o novo Curso de Extensão “Psicanálise e Direito”


clique na imagem para ampliar


“Do sujeito jurídico do Direito e do sujeito do inconsciente da Psicanálise: do sujeito Freudiano ao sujeito Lacaniano”, “Real, simbólico e imaginário” e “Dos outros na psicanálise”, “Da travessia entre o mundo das coisas e o mundo das palavras. A linguagem como terceiro. O registro do simbólico. Lei da Psicanálise” serão alguns dos temas tratados no novo Curso de Extensão “Psicanálise e Direito” da Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (EMERJ). As inscrições estarão abertas até o dia 1º de outubro ou até o preenchimento das vagas.


Com juízes, promotores, defensores, advogados, psicólogos, estudantes e público em geral como público alvo, o curso irá abordar conhecimentos básicos de psicanálise com vistas a permitir uma interface com o Direito e, assim, permitir novas reflexões sobre Direito e Justiça. As aulas começarão no dia 6 de outubro, das 18h às 20h, todas as quartas, com carga horária de 18 horas.


Respeitando os protocolos de segurança em decorrência da Covid-19, as aulas serão realizadas virtualmente, via plataforma Zoom. Todas as aulas serão gravadas e disponibilizadas aos alunos que não assistirem de forma síncrona. O participante só terá direito ao certificado caso obtenha 75% de frequência nas aulas.


Estarão na coordenação do curso o professor Vicente de Paulo Barretto, doutor em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro; a juíza Luciana Muniz Vanoni, mestra em Direito pela Universidade Estácio de Sá; e o professor André Felipe Alves da Costa Tredinnick, mestre em Saúde Pública pela Fiocruz.


“Enunciação neurótica, enunciação perversa e enunciação psicótica”, “Da Lei no Direito na Psicanálise. Perspectiva diante da simbolização. Da Lei de Kant e da Lei de Sade”, “O exercício da jurisdição sob o paradigma democrático e a psicanálise” e “A mente para além da Psiquiatria e da Psicanálise” completam a lista dos temas que serão abordados nas salas de aula virtuais, que terão como videoconferencistas os professores Alfredo Culleton, André Tridinnick, Isabel Coelho, Macla Nunes, Marco Antonio Coutinho Jorge e Natália Travassos.


Para mais informações e inscrição, acesse: https://www.emerj.tjrj.jus.br/paginas/cursos/cursodeextensao/2021/psicanalise-e-direito/curso-de-extensao-psicanalise-e-direito.html



11 de agosto de 2021


Departamento de Comunicação Institucional (DECOM)