Fechar

Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro



EMERJ promoverá roda de conversa com magistrados(as) no Dia Internacional da Mulher


EMERJ promoverá roda de conversa com magistrados(as)  no Dia Internacional da Mulher
clique na imagem para ampliar


Na manhã da próxima segunda-feira, dia 8, às 11h, no Dia Internacional da Mulher, a Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (EMERJ) promoverá, via Zoom e YouTube, a “Roda de Conversa: EMERJ Mulher”. No mesmo dia, às 19h, será transmitida, via YouTube, a peça teatral “Por Elas”. Os dois eventos serão em homenagem a todas as mulheres que diariamente lutam pelos seus direitos.


Participarão do encontro a diretora-geral da EMERJ e presidente do Fórum Permanente do Direito Constitucional, Administrativo e de Políticas Públicas Miguel Lanzerotti Baldez, desembargadora Cristina Tereza Gaulia, mestre em Direito pela Universidade Estácio de Sá e doutora em Direito pela Universidade Veiga de Almeida; a presidente do Fórum Permanente de Violência Doméstica, Familiar e de Gênero, e do Núcleo de Pesquisa em Gênero, Raça e Etnia (NUPEGRE), juíza Adriana Ramos de Mello, mestre em Direito pela Universidade Cândido Mendes e em Criminologia pela Universidade de Barcelona, e doutora em Direito Público e Filosofia Juridicopolítica pela Universidade Autonoma de Barcelona; a gestora pública Bianca Lopes, subcoordenadora de Atenção à Saúde dos LGBTQ+ do Estado de Goiás, mestranda em Saúde Coletiva pela Universidade Federal de Goiás; e o desembargador Wagner Cinelli, mestre em Política Criminal na London School of Economics and Political Science, e autor do livro “Sobre Ela: uma história de violência” e do curta-metragem de animação: “Sobre Ela”.


Durante a conversa, será exibido o vídeo “Mosaico da violência contra as mulheres - Brasil”, que mostrará histórias de mulheres agredidas por seus companheiros, resultando em feminicídio, e também casos de crimes de ódio – transfobia - contra mulheres trans. Além do mosaico, será exibido o curta-metragem de animação “Sobre Ela”, que em janeiro deste ano foi premiado no New Wave Short Film Festival, em Munique, na Alemanha. O curta foi vencedor da categoria Empoderamento Feminino (Women Empowerment, originalmente). “Sobre Ela” tem roteiro, direção e música do desembargador Wagner Cinelli.


Para saber mais a respeito da peça “Por Elas”, acesse: https://www.emerj.tjrj.jus.br/paginas/noticias_todas/2021/Por-Elas-no-Dia-Internacional-da-Mulher.html




04 de Março de 2021


Departamento de Comunicação Institucional (DECOM)