Fechar

Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro



EMERJ promoverá debate sobre a destituição do cargo de governador


clique na imagem para ampliar


“Impeachment Estadual” será tema do debate promovido pelo Fórum Permanente de Direito Eleitoral e Político da Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (EMERJ). O evento será no próximo dia 8, às 18h, via Zoom e YouTube.


Participarão do debate o presidente do Fórum, desembargador Fernando Cerqueira Chagas; a vice-presidente do Fórum, professora Vânia Siciliano Aieta, doutora em Direito Constitucional pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo; e o promotor de Justiça do Ministério Público do Rio de Janeiro (MPRJ) Guilherme Braga Peña de Moraes, doutor em Direito Constitucional pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, que será palestrante.


A decisão pelo impeachment do ex-governador do Estado do Rio de Janeiro é o exemplo mais recente. Em outubro de 2020, o então governador foi acusado de chefiar um esquema de desvio de recursos destinados ao combate à pandemia do novo coronavírus. Na época, a Justiça estadual inaugurou o Tribunal Especial Misto (TEM), composto por cinco desembargadores, cinco deputados e presidido pelo então presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJRJ), desembargador Claudio de Mello Tavares - atualmente, o Tribunal é presidido pelo desembargador Henrique de Andrade Figueira, presidente do TJRJ.


O afastamento definitivo do cargo foi confirmado em 30 de abril deste ano, após o TEM votar, por unanimidade, pelo impeachment de Wilson Witzel. O Tribunal também tornou o ex-juiz federal inelegível e proibido de exercer cargos públicos por cinco anos. Nessa decisão houve apenas um voto divergente. O Tribunal Especial Misto foi composto pelos desembargadores José Carlos Maldonado de Carvalho e Fernando Foch de Lemos Arigony da Silva; pelas desembargadoras Teresa de Andrade Castro Neves, Maria da Glória Bandeira de Mello e Inês da Trindade Chaves de Melo; e pelos deputados Waldeck Carneiro - relator do processo -, Alexandre Freitas, Chico Machado, Dani Monteiro e Carlos Macedo.


Além de Wilson Witzel, outros dois mandatários estaduais foram alvos de denúncias recentes pedindo a cassação dos cargos. Em Santa Catarina, em maio deste ano, o governador Carlos Moisés foi absolvido. E no Amazonas, há 15 pedidos de impeachment do governador Wilson Lima ainda não analisados pela Assembleia Legislativa do Estado. Desde o início da República, apenas um governante estadual havia sido destituído do posto pela Assembleia Legislativa, em 1957. Apesar da violência e insegurança instalada em Maceió, o processo de destituição foi concluído e o então governador de Alagoas Muniz Falcão afastado.


Serão concedidas horas de estágio pela OAB/RJ para estudantes de Direito participantes do evento “Impeachment Estadual”. Para se inscrever, acesse:
https://www.emerj.tjrj.jus.br/paginas/eventos/eventos2021/webinar/IMPEACHMENT-ESTADUAL.html


Tribunal Especial Misto:
https://www1.folha.uol.com.br/poder/2020/10/justica-do-rio-inaugura-tribunal-misto-que-decidira-sobre-impeachment-de-witzel.shtml


Impeachment:
https://g1.globo.com/rj/rio-de-janeiro/noticia/2021/04/30/tribunal-especial-abre-a-sessao-para-decidir-impeachment-de-witzel-1.ghtml



01 de junho de 2021


Departamento de Comunicação Institucional (DECOM)