Fechar

Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro



EMERJ parabeniza os novos desembargadores do TJRJ


EMERJ parabeniza os novos desembargadores do TJRJ
clique na imagem para ampliar


Oito juízes foram promovidos ao cargo de desembargador e tomaram posse, após votação do Órgão Especial do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJRJ), na tarde da última segunda-feira, dia 30.


Pelo critério de antiguidade, foram promovidos os juízes Marcius da Costa Ferreira, Maria Celeste Pinto de Castro Jatahy, Renato Lima Charnaux Sertã e Nádia Maria de Souza Freijanes. Os juízes Andrea Maciel Pachá, Fábio Uchôa, Mafalda Lucchese e Carlos Gustavo Direito foram eleitos por merecimento.


As vagas decorreram em razão da Lei Estadual/RJ nº 9.354/2021, que criou dez cargos de desembargador sem aumento de despesa pública. Oito vagas foram reservadas a juízes, enquanto as outras duas vagas referem-se ao quinto constitucional, e serão preenchidas por indicações do Ministério Público e da Ordem dos Advogados do Brasil.


Os novos desembargadores:


Andrea Maciel Pachá: presidente do Fórum Permanente de Direito, Arte e Cultura da EMERJ, mestre em Direitos Humanos e Saúde Pública pela Fiocruz e professora de Direito de Família e Sucessões da PUC-Rio. Magistrada há 27 anos, foi Ministra-Conselheira do Conselho Nacional de Justiça - CNJ de 2007 a 2009, onde foi Presidente da Comissão de Conciliação e Acesso à Justiça, responsável pela criação do Cadastro Nacional da Adoção e pela implementação das Varas de Violência contra a Mulher em todo o Brasil. Foi Juíza Auxiliar da Corregedoria-Geral e da Presidência do TJRJ e Ouvidora-Geral do PJERJ. Escritora renomada e intelectual reconhecida, foi finalista do Prêmio Jabuti pela obra “A vida não é justa − Amores e outros conflitos reais segundo uma juíza”.


Fábio Uchoa: mestre em Direito e Ciências Jurídicas pela Universidade de Lisboa, foi defensor público por 10 anos e é magistrado desde 1995. Atuou em comarcas da capital e do interior, foi do I Tribunal do Júri por 14 anos. Atuou como juiz do Direito de Entrância Especial Substituto de Segundo Grau (JDS). Assumiu a 4ª Vara Criminal de São Gonçalo em caráter emergencial e temporário, onde permaneceu por um ano e três meses após a morte da juíza Patrícia Acioli. Foi juiz eleitoral e juiz auxiliar da Corregedoria-Geral de Justiça e da 3ª Vice-Presidência.


Mafalda Lucchese Pinto: Foi juíza coordenadora do Núcleo da EMERJ de Duque de Caxias. Foi defensora pública e é magistrada desde 1993. Titular da 1ª Vara da Família da Comarca de Duque de Caxias há 25 anos, diretora do Fórum há 20 anos, e fundadora do Centro Judiciário de Solução de Conflitos de Duque de Caxias, um dos primeiros órgãos de mediação fora da capital. Desenvolveu o projeto “Toda criança tem o direito à filiação”, junto a escolas municipais de Duque de Caxias, iniciativa tão bem sucedida, que se transformou na Lei Municipal/Duque de Caxias nº 2.402/2011.


Carlos Gustavo Vianna Direito: Na EMERJ, preside o Fórum Permanente de História do Direito. Mestre e Doutor em Direito Público pela Universidade Gama Filho e Pós-doutor em História Antiga pela UNIRIO, com pesquisa sobre o Direito Romano desenvolvida junto ao Núcleo de Estudos e Referências sobre Antiguidade e o Medievo (NERO). Foi Pesquisador do Centre de Recherche en Droit Admministrative da Faculté de Droit da Université Montpellier 1-France, e Professor convidado da Universite Paris II. É juiz desde 1998. Foi titular da 9ª Vara de Fazenda Pública e da 20ª Vara Criminal da Capital. Titular do I Tribunal do Júri da Capital e Juiz-Auxiliar da Presidência do Conselho Nacional de Justiça – CNJ, onde é parecerista da Revista de Direito do CNJ. Ministra aulas de Direito Romano e de Introdução à Ciência do Direito na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.


Marcius da Costa Ferreira: mestre em Direito pelo Núcleo de Pesquisa e Pós-Graduação da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, foi membro do Fórum Permanente de Direito Notarial e Registral da EMERJ em 2020. Magistrado desde 1993, atuou nas comarcas de Santo Antonio de Pádua e Vassouras, sendo, também, juiz da 2ª Vara Criminal de Madureira. Com grande atuação, foi Juiz da Auditoria da Justiça Militar, da II Vara da Infância e da Juventude da Capital, e atualmente estava exercendo suas funções na Vara de Registros Públicos da Capital. Foi Juiz Auxiliar da Corregedoria-Geral da Justiça.


Maria Celeste Pinto de Castro Jatahy: Na EMERJ, foi membro do Fórum Permanente de Diálogos e Debates Jurídicos, em 2019. Magistrada desde 1993, foi juíza por oito anos em Duque de Caxias, titular da 7ª Vara de órfãos e Sucessões por quatro anos e, por outros seis anos, foi titular da 4ª Vara de Família do Rio de Janeiro. Em 2016 passou a ser juíza de Entrância Especial Substituta de Segundo Grau como Juíza-Desembargadora - JDS, atuando em Câmaras Cíveis do TJRJ.


Renato Lima Charnaux Sertã: Membro do Fórum Permanente de Biodireito, Bioética e Gerontologia e do Fórum Permanente de Direito do Consumidor, ambos da EMERJ, é mestre em Direito pela Universidade Estácio de Sá. Magistrado desde 1993, divide suas funções entre as salas de aula da EMERJ e os cursos de graduação e pós-graduação da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Estava no cargo de 3º juiz de Direito de Entrância Especial Substituto de Segundo Grau. Foi juiz auxiliar da Corregedoria-Geral do TJRJ e membro das Turmas Recursais dos juizados especiais cíveis da capital, tendo atuado como Juiz Desembargador – JDS em Câmaras Cíveis.


Nádia Maria de Souza Freijanes: Magistrada desde 1993, atuou como juíza em Angra dos Reis, Niterói, Duque de Caxias, Mangaratiba, Itaguaí e em São João de Meriti. Um ano depois, foi promovida à juíza regional da 6ª Região. Foi titular por quase uma década da 3ª Vara de Órfãos e Sucessões da Capital. Em 2001, recebeu da Câmara Municipal do Rio de Janeiro a Medalha de Mérito Pedro Ernesto por sua trajetória no Poder Judiciário. No ano seguinte, foi homenageada na Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (ALERJ) com a medalha Tiradentes.


Foto: Rosane Naylor


31 de Agosto de 2021


Departamento de Comunicação Institucional (DECOM)