Fechar

Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro



EMERJ mantém a certificação ISO 9001 Diretora-Geral parabeniza toda a equipe da Escola


EMERJ mantém a certificação ISO 9001 Diretora-Geral parabeniza toda a equipe da Escola
clique na imagem para ampliar


A Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (EMERJ) recebeu, nesta quinta-feira (15), a recomendação da Fundação Vanzolini, organismo certificador credenciado do Inmetro, para que seja mantida a sua certificação de acordo com a norma NBR ISO 9001. Foi a primeira auditoria remota na Escola, cumprindo as normas de segurança com o distanciamento social devido à pandemia da Covid-19.


A recomendação é um reconhecimento do trabalho desenvolvido dentro do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJRJ) com o cumprimento de regulamentos, legislações e exigências de caráter normativo. “Para as instituições de ensino mormente públicas, como é o caso da EMERJ, é necessário que a qualidade dos processos administrativos, os procedimentos internos de trabalho, e o fluxo de tarefas e fazeres sejam bem e eficientemente delineados. A par da satisfação de nossos alunos, professores e colaboradores, bem como da receptividade do público externo que participa dos nossos eventos, fiscalizam-se melhores os gastos, economizando-se verba pública e aprimorando-se o processo de tomada de decisões. Os experts em gestão de qualidade, envolvidos hoje com a tecnologia da informação e a digitalização dos novos planos e plataformas pedagógicas de organizações de ensino público ou privado, referem que sem a adequada elaboração de fluxos de trabalho e uma boa auditoria interna, nenhuma gestão organizacional de sucesso é possível, destacou a desembargadora Cristina Tereza Gaulia, diretora-geral da Escola, que completou: “Parabéns a toda equipe EMERJ”.


Em todo o país, a EMERJ é a única Escola da Magistratura com todos os processos de trabalho certificados de acordo com a norma ISO 9001, o que demonstra o grau de excelência atingido. A unidade mantém seu certificado desde 2004. A equipe de auditoria concluiu que está adequado o escopo do sistema de gestão nos macroprocessos: formar e aperfeiçoar magistrados, atualizar e especializar profissionais do Direito, administrar recursos e logística e realizar administração superior. O relatório da auditoria externa constatou o comprometimento da direção e de todo o pessoal com o sistema de gestão da qualidade, a flexibilidade e rapidez da Escola para lidar com conseqüências da pandemia em 2020, e a adoção de metodologia de análise critica pela direção em alinhamento como momento de distanciamento social.


Na avaliação do desempenho do sistema de gestão, segundo a auditoria, foi possível evidenciar a capacidade do sistema de gestão em atingir os resultados e objetivos esperados. “A certificação trouxe uma nova visão na gestão da escola em 2004, padronizou as atividades e os processos de trabalho, sempre com foco na satisfação dos clientes magistrados, profissionais do Direito e a sociedade interessada nas questões jurídicas multidisciplinares. Seus benefícios se refletem positivamente na imagem e na reputação perante a sociedade com a melhoria da gestão dos processos internos, na maior capacitação de todos os colaboradores, no monitoramento do ambiente de trabalho, na verificação da satisfação dos clientes, colaboradores e fornecedores, em um processo contínuo de melhoria e resultados. Manter esse certificado é um grande desafio”, pontuou a assessora de Gestão Estratégica da EMERJ, Paula Lage.


ISO 9001


A certificação demonstra a adequação do Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ) aos requisitos da norma ISO 9001, que passam por auditorias anuais. A ISO 9001:2015 é a norma de SGQ reconhecida internacionalmente, utilizada por organizações que desejam comprovar sua capacidade de fornecer produtos e serviços que atendam às necessidades de seus clientes e requisitos legais e regulatórios aplicáveis, com o objetivo de aumentar a satisfação do cliente por meio de melhorias de processo e avaliação de conformidade.

16 de abril de 2021


Departamento de Comunicação Institucional (DECOM)