Fechar

Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro



EMERJ e IBDFAM promovem reunião com o tema abuso intrafamiliar


clique na imagem para ampliar


O Fórum Permanente de Direito de Família e Sucessões da Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (EMERJ) em parceria com o Instituto Brasileiro de Direito de Família (IBDFAM) promovem o webinar Da Prova do Abuso Intrafamiliar contra Criança e Adolescente: Questões Processuais e Éticas. O evento ocorrerá no dia 20 de agosto, às 9h30min, por meio das plataformas Zoom e YouTube, com tradução simultânea para Língua Brasileira de Sinais (Libras).


A desembargadora Kátya Maria Monnerat, presidente do Fórum, fará a abertura da reunião. Os palestrantes desse encontro são: a promotora de Justiça Andrea Amin, especialista em Gênero e Direito pela EMERJ e membro do Fórum; o médico legista Carlos Alberto Simões; e a psicóloga Glícia Brazil, membra do Fórum e professora da EMERJ, da PUC e do Instituto Brasileiro de Direito de Família (IBDFAM).


Violência Intrafamiliar:


A violência intrafamiliar é qualquer ação ou omissão que prejudique a integridade física, psicológica e o direito ao pleno desenvolvimento de outro membro da família. Esse tipo de violência pode ocorrer dentro ou fora de casa e o autor da violência poder ser um membro da família ou alguém próximo a família, ou seja, parentes ou pessoas que, mesmo sem laços de consanguinidade, passaram a assumir alguma função parental em que haja relação de poder.


Há diversas formas da violência intrafamiliar se manifestar e com diferentes graus de severidade. Alguma delas são: violência física, violência sexual, violência psicológica, violência econômica ou financeira e violência institucional, essa sendo praticada pelos serviços públicos.


Os webinars da EMERJ são gratuitos e concedem horas de estágio pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/RJ) aos estudantes de Direito que se inscreverem no evento. Para se inscrever nesse encontro, clique no link: https://www.emerj.tjrj.jus.br/paginas/eventos/eventos2021/webinar/da-prova-do-abuso-intrafamiliar-contra-crianca-e-adolescente.html



12 de agosto de 2021


Departamento de Comunicação Institucional (DECOM)