Fechar

Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro



EMERJ celebra o Dia da Magistrada e do Magistrado


EMERJ celebra o Dia da Magistrada e do Magistrado
clique na imagem para ampliar


A Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (EMERJ) parabeniza as magistradas e os magistrados pelo dia de hoje, 11 de agosto, Dia do Magistrado, do Advogado e do Estudante.


“Que o trabalho de todas as magistradas e todos os magistrados, sua dedicação, afinco e investimento na formação continuada sejam sempre elementos propulsores de transformação da sociedade, fortalecendo o papel institucional do Poder Judiciário, oferecendo aos brasileiros uma Justiça mais eficiente, humana e acolhedora”, destaca a diretora geral da EMERJ, desembargadora Cristina Tereza Gaulia.


Essa é a 94º comemoração desde a sua criação. No Brasil, o Dia do Magistrado é celebrado nessa data, pois em 11 de agosto de 1827, o imperador Dom Pedro I autorizou a criação das duas primeiras faculdades de Direito do Brasil, a Faculdade de Direito de Olinda, em Pernambuco, e a Faculdade de Direito do Largo do São Francisco, em São Paulo. Elas deram origem à Faculdade de Direito da Universidade Federal de Pernambuco e à Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo, que foram a partida da evolução do Direito em nosso país e fizeram parte do processo de consolidação do ensino superior e do exercício da vida intelectual no Brasil. Por isso, no centenário das instituições, foi oficializada a data como Dia do Magistrado, do Advogado e dos Profissionais do Estudante.



11 de agosto de 2021


Departamento de Comunicação Institucional (DECOM)