Fechar

Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro



Desembargadora Cristina Gaulia participa da abertura da sessão telepresencial do TRT RS


Desembargadora Cristina Gaulia participa da abertura da sessão telepresencial do TRT RS
clique na imagem para ampliar

A convite do desembargador Ricardo Carvalho Fraga (TRT4), a desembargadora Cristina Tereza Gaulia, diretora-geral da EMERJ, participou da abertura da sessão telepresencial do Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (TRT-RS), nesta quarta-feira (7), por meio da plataforma Google Meet.


A desembargadora fez um breve histórico da Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro, falou sobre os departamentos da Escola e sobre a oferta de cursos oferecidos à comunidade jurídica de todos o estados do Brasil. Ela citou os cursos de extensão, com professores de várias partes do Brasil e do mundo, e destacou os eventos gratuitos dos 32 Fóruns Permanentes.


Cristina Gaulia ressaltou ainda que a EMERJ é um exemplo de preparação acadêmica com seu Curso de Especialização em Direito Público e Privado, que forma advogados e, principalmente, aprova inúmeros alunos em variados concursos públicos no país, há 30 anos.


A desembargadora ainda citou o filósofo francês Edgar Morin: “Ele aponta que a educação só pode alcançar seus objetivos plenamente quando for instituída uma política de civilização que contemple o contexto planetário da humanidade. Ele retoma a ideia de Russeau (Jean-Jacques Rousseau ) de que a escola tem que ensinar a viver, o que pra nós - e aqui eu ouso parafrasear Russeau - seria mais ou menos que as escolas da magistratura devem ensinar sempre os magistrados a julgar. E é com base nesses princípios gerais que a EMERJ está organizada”.


Para obter mais informações sobre os cursos da EMERJ acesse www.emerj.tjrj.jus.br


Para conhecer a história do TRT 4 acesse: https://www.trt4.jus.br/portais/trt4/historia



09 de abril de 2021


Departamento de Comunicação Institucional (DECOM)