Fechar

Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro



“Redação Forense e Comunicação Assertiva” é tema de curso da EMERJ


“Redação Forense e Comunicação Assertiva” é tema de curso da EMERJ
clique na imagem para ampliar

A EMERJ abre inscrições para mais um curso destinado aos magistrados na modalidade de ensino a distância (EaD). "Redação Forense e Comunicação Assertiva" ocorrerá no período de 03 a 31 de agosto com inscrições disponíveis no Portal de Magistrados do TJRJ. A formação será coordenada pelo jornalista e formador da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (ENFAM) Gabriel Henrique Collaço.


O curso será dividido em três módulos: redação e comunicação assertiva, tópicos destacados de língua portuguesa e práticas redacionais e comunicativas. O primeiro módulo abordará sobre a linguagem contemporânea, os níveis de linguagem, os elementos da comunicação, os aspectos sensoriais e as características da redação forense. O segundo, tratará sobre algumas dúvidas de língua portuguesa, questões dos verbos jurídicos na escrita, a ortografia atual, o uso da vírgula, crase e a colocação pronominal. Por fim, serão apresentadas práticas eficientes de redação e de comunicação assertiva e estudos de casos.


Ao final da formação, os magistrados terão concluído 30 hora/aulas e estarão aptos a identificar os aspectos diferenciais da linguagem oral e da linguagem escrita, a discriminar os elementos da comunicação assertiva, a assinalar as características da redação técnico-jurídica, a aplicar regras gramaticais de acordo com as particularidades da nova ortografia e a verificar as boas práticas da redação de sentença na atualidade.



26 de maio de 2020