Fechar

Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro



Professor Vicente de Paulo Barretto entra para a Galeria dos Conferencistas Eméritos da EMERJ


Professor Vicente de Paulo Barretto entra para a Galeria dos Conferencistas Eméritos da EMERJ
clique na imagem para ampliar


"Por que Estudar Filosofia do Direito?" Esse questionamento foi o tema do evento virtual que homenageou o professor Vicente de Paulo Barretto, nesta sexta-feira, 16 de outubro.


O desembargador André Andrade, diretor-geral da EMERJ, abriu o evento e apresentou um vídeo, produzido pela Escola, sobre a trajetória do homenageado e a inauguração do seu retrato na Galeria dos Conferencistas Eméritos.


"É uma honra estar como diretor da EMERJ, podendo fazer essa homenagem a um professor que ilumina a todos", destacou o desembargador.


O professor Vicente pediu aos expositores que explicassem o porquê de estudar Filosofia do Direito.


"Filosofia é condição de possibilidade, não é ornamento. Sem Filosofia não temos condição de compreender o Direito", ressaltou o professor Lenio Streck, presidente do Fórum Permanente de Hermenêutica e Decisão.


"O estudo da Filosofia é fundamental para que mantenhamos o pensamento crítico", observou o desembargador federal Abel Gomes (2ª Região).


"A Filosofia nos permite, em primeiro lugar, uma cosmovisão não dogmática, uma cosmovisão fundamentada. Nenhuma ciência permite isso", disse o professor Marcello Ciotola.


A professora Lúcia Frota, presidente do Fórum Permanente de Pós-Humanismo e Defesa dos Animais, destacou: "Eu acredito que o grande tesouro da Filosofia seja a perenidade. Se o estudante recuar alguns milênios na história, vai encontrar uma enorme sabedoria que está à disposição de todos desde a época mais longínqua. A Filosofia é uma herança preciosa, porque é uma herança atemporal".


O desembargador Cesar Cury, presidente do Fórum Permanente de Métodos Adequados e Solução de Conflitos e do NUPEMEC, destacou: "Vicente, te quero como um querido amigo. Muito obrigado por tudo, por deixar como legado toda a sua construção teórica, a sua produção acadêmica e seu exemplo como ser humano".


O pesquisador Luciano Filizola apresentou sua obra, ainda em pré-lançamento, em homenagem ao professor Vicente de Paulo Barreto: "Estudos Éticos sobre Direito e Democracia".


O professor Vicente agradeceu a todos pela homenagem: "Vocês têm enriquecido a minha indagação de forma extremamente sofisticada e séria. Isso é o que compensa essa luta que nós temos cotidianamente neste país".


Também participaram do webinário os desembargadores Inês da Trindade Chaves de Melo, presidente do Fórum Permanente de Transparência e Probidade Administrativa, e Marcos André Chut; e os pesquisadores José Maria Leoni de Oliveira, Luciana Varoni, André Tredinnick, André Olivier da Silva e David Faria.


O homenageado


Vicente de Paulo Barreto é pós-doutor pela Maison des Sciences de Lhomme, livre docente em filosofia pela PUC, e fez a graduação na universidade do Estado da Guanabara, em 1962. Também é coordenador-científico do Dicionário de Filosofia do Direito e do Dicionário de Filosofia Política.


Na Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro, é presidente do Fórum Permanente de Filosofia, Ética e Sistemas Jurídicos. Recebeu a Medalha EMERJ no ano passado.


Para assistir à homenagem, acesse o link: https://www.youtube.com/user/EMERJeventos/live.



19 de outubro de 2020