Fechar

Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro



EMERJ de luto: Decano e Professor Emérito da Escola, desembargador Sylvio Capanema de Souza falece aos 82 anos


EMERJ de luto: Decano e Professor Emérito da Escola, desembargador Sylvio Capanema de Souza falece aos 82 anos
clique na imagem para ampliar

Com enorme pesar a EMERJ comunica o falecimento do desembargador Sylvio Capanema de Souza - Decano e Professor Emérito da Escola - vítima do COVID-19. 
Sylvio Capanema foi internado no início de maio e desde então lutava com bravura e determinação, contra a COVID-19.
Na noite desta sexta-feira, dia 19 de junho, Capanema faleceu.
Que Deus o receba em luz e que a misericórdia divina conforte nossos corações, de familiares, amigos, alunos e todos os que, agora órfãos de sua marcante presença, seguem, em sua caminhada terrena, sob o exemplo de seu brilhantismo acadêmico e de sua dedicação à verdade, à justiça e à honra. 
Deixamos nossas mais sinceras condolências à família e amigos por esta inestimável perda.
Brilhante carreira 

Dono de uma carreira brilhante e com um extenso currículo, o desembargador aposentado, advogado e professor Sylvio Capanema tinha 82 anos.

Nascido em 1938, em Pilares, em família de médicos.  Estudou em escola pública; formou-se em Direito no ano de 1960; e advogou por mais de 30 anos, militando especialmente no Direito Imobiliário. Foi nomeado para o Tribunal de Alçada Cível em 1994, pelo Quinto Constitucional e para o Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro, no ano seguinte.  Atuou, também, como presidente da 10ª Câmara Cível do TJRJ durante 10 anos, foi membro do Órgão Especial e 1º vice-presidente do Tribunal de Justiça.
Aposentou-se pelo advento da idade limite Constitucional, em abril de 2008. E atualmente advogava em seu escritório, referência na área do Direito Civil e Empresarial, com ênfase no Direito Imobiliário e dos Contratos.

Professor emérito da Escola da Magistratura do Rio de Janeiro, professor Titular de Direito Civil da Universidade Cândido Mendes. Professor convidado e conferencista das universidades de Coimbra e Salamanca. Diretor Cultural do Instituto dos Magistrados Brasileiros e da Associação dos Magistrados do Rio de Janeiro.  Autor de vários livros no campo do Direitoe e co-autor do projeto da Lei do Inquilinato. 


20 de junho de 2020