Fechar

Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro



Mulheres especialistas na matéria tributária participam de evento virtual na EMERJ


Mulheres especialistas na matéria tributária participam de evento virtual na EMERJ
clique na imagem para ampliar

O Fórum Permanente de Direito Tributário da Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (EMERJ) promoveu, na última quinta-feira, dia 28, o webinar “Reforma Tributária”. O encontro foi realizado na plataforma Zoom.


Participaram do evento a procuradora da Fazenda Nacional Simone Anacleto; a professora Bianca Xavier; a presidente da Comissão de Direito Aduaneiro da OAB/RJ, Lycia Braz Moreira; a Coordenadora do Grupo de Estudos de Políticas Tributárias (GEP) da VGD Projetos, Ana Carolina Monguilod; e a presidente do Fórum, desembargadora Flávia Romano de Rezende, que comentou:


“Tenho muita honra de fazer parte deste grupo só de mulheres, o ‘Tributando com Elas’. É uma alegria reunir mulheres tão competentes para falarmos de um tema tão difícil que é a reforma tributária”.


Em sua visão, a procuradora da Fazenda Nacional Simone Anacleto, destacou a importância da tributação.


“Sabemos que tributo tem uma rejeição social, pois ninguém gosta de pagar um tributo. É algo natural e que entendemos perfeitamente. Mas devemos lembrar que o tributo é a maior expressão de solidariedade social, pois ele existe para essa questão. Se queremos viver em sociedade, temos que ter a compreensão de que uma pessoa que está muito doente e não tem ninguém para cuidar dela, precisa do auxílio da sociedade, e quem custeia isso é o estado. De onde vem o dinheiro? Dos tributos. Parece fácil dizer para reduzirmos as cargas tributárias, mas com isso teria que reduzir os serviços públicos”, disse.


A presidente da Comissão de Direito Aduaneiro da OAB/RJ, Lycia Braz Moreira, lembrou que apesar da pandemia as propostas estão sendo debatidas.


“Reforma tributária não é um tema novo para ninguém, todos sabem que desde 1995 propostas e projetos são apresentados. Estamos diante de uma discussão a respeito do assunto em um momento extremamente delicado, que estamos vivendo com uma emergência em nível global, com questões sérias de saúde. O momento pode não ser oportuno, mas o fato é que as propostas estão sendo discutidas e as comissões estão analisando os pontos”.


A transmissão do evento pode ser acessada pelo link: https://www.youtube.com/watch?v=5eGNqFoRj3w



28 de agosto de 2020