Fechar

Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro



Ministro Antonio Saldanha Palheiro é homenageado na EMERJ em solenidade virtual de inauguração de seu retrato na Galeria de Retratos do Conferencistas Eméritos


Ministro Antonio Saldanha Palheiro é homenageado na EMERJ em solenidade virtual de inauguração de seu retrato na Galeria de Retratos do Conferencistas Eméritos
clique na imagem para ampliar

A Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (EMERJ) homenageou, nesta segunda-feira, dia 17 de agosto, o ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ) Antonio Saldanha Palheiro, durante o webinar “As repercussões da pandemia no Direito Penal. O direito de terceiros na colaboração premiada”. O ministro teve sua foto inaugurada na Galeria de Conferencistas Eméritos da EMERJ. Toda a solenidade foi virtual.


Conduzido pelo diretor-geral da EMERJ, desembargador André Andrade, e coordenado pelo desembargador Marcus Henrique Pinto Basílio, o encontro virtual contou com a participação dos ministros Humberto Martins, Benedito Gonçalves, Luís Felipe Salomão, Herman Benjamim, Marco Aurélio Belizze, Sebastião Alves dos Reis Junior, do desembargador Ricardo Couto e dos juízes da VEP (Vara de Execuções Penais) Rafael Estrela e Juliana Benevides.


Na abertura do evento o diretor-geral da EMERJ, desembargador André Andrade, teceu palavras ao ministro.


“Além de trazermos um evento com um tema importante para a sociedade jurídica, faremos uma homenagem a um grande homem público, um magistrado exemplar e que sempre serviu de referência para todos os magistrados do Rio de Janeiro. O ministro Antonio Saldanha Palheiro é um magistrado muito querido e que faz parte de uma geração de juristas que têm inspirado a todos”, disse.


O ministro do STJ Antonio Herman de Vasconcellos e Benjamin parabenizou a carreira do magistrado: “Receber uma homenagem da EMERJ não é qualquer coisa e não é para qualquer um. Felicito a Escola por prestar reconhecimento para um homem que dedicou a carreira não somente como magistrado, mas também se dedicou a formar juízes, o que para mim é um dos pontos altos de uma carreira bem-sucedida e vitoriosa”, comentou.


“É uma pessoa que trata todos da mesma forma e bem, que agrega e engrandece muito o STJ. É uma homenagem mais do que justa”, disse o ministro do STJ Sebastião Alves dos Reis Júnior, que logo teve sua fala preenchida com as palavras do ministro do STJ Marco Aurélio Bellizze: “É uma voz sempre serena e equilibrada, e podemos dizer que é o juiz experiente mais jovem que temos no STJ, pois está sempre aberto para todas as novidades, sejam tecnológicas ou doutrinárias. É um juiz brilhante, com uma cabeça iluminada. Se às vezes temos orgulho de algumas decisões e atuações, uma delas é ter caminhado junto com o ministro Antonio Saldanha”, completou.


Agradecendo um por um pela homenagem, o ministro Antonio Saldanha relembrou o dia em que realizou a prova.


“Entrei na magistratura e lembro de pensar, durante o caminho da prova, que eu não sabia ser juiz. Eu conhecia academicamente as questões, mas não sabia ser juiz. Na minha caminhada tive ajuda, e tem sido assim até hoje. Todos que estão a nossa volta nos ajudam um pouco para melhorarmos cada vez mais”, disse.


O ministro também comentou a respeito do momento atual, com a pandemia da Covid-19. O magistrado citou outras pandemias que assolaram o mundo, mas chamou a atenção para um ponto: “Lembro de estudar a ‘Revolta da Vacina’ e me questionar ‘como alguém consegue se colocar contra o avanço científico, que pretendia livrar os beneficiários de uma doença tão devastadora quanto era a Varíola?’. Na época, a vacina foi obrigatória, imposta pelo governo, o que resultou na quase erradicação da doença. Hoje, ainda vemos resistência contra a ciência, muitos não acreditam na pandemia. Como pode? Um século depois e ainda há a mesma mentalidade em vários segmentos na sociedade, inclusive, para a nossa tristeza, na magistratura”, pontuou.


Com formação e mestrado em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), Antonio Saldanha Palheiro ingressou na magistratura em 1988, tornando-se desembargador do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJRJ) em 2003. Atuou na 5ª Câmara Cível e, em 2016, tomou posse como ministro no STJ.


A transmissão do evento pode ser acessada pelo link: https://www.youtube.com/watch?v=9FGmoK2Audo&t=17s



17 de agosto de 2020