Fechar

Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro



Fórum Permanente promove webinário para o lançamento do livro O Princípio da Transparência


clique na imagem para ampliar

"Em tempos de desinformação, de fake news, em tempos em que se diz qualquer coisa sobre qualquer coisa, vamos falar sobre transparência, lançando um livro que já é meu livro de cabeceira: 'O Princípio da Transparência'", destacou o desembargador André Andrade, diretor-geral da EMERJ, ao abrir o evento virtual "O Princípio da Transparência - obra coletiva Direito em Tempos de Crise - COVID 19 - vol V", na última sexta-feira, 02 de outubro.


"No nosso Fórum defendemos a transparência, o acesso à universalização da administração digital, e o livro defende que o princípio da transparência seja inserido no artigo 37 da nossa Constituição Federal, um dos princípios basilares da nossa administração", ressaltou a desembargadora Inês da Trindade Chaves de Melo, presidente do Fórum Permanente de Transparência e Probidade Administrativa, que promoveu o webinário.


"Não tem como não se apaixonar pelo tema da transparência, porque a transparência tem uma ligação direta com a confiança", pontuou a autora, a juíza federal Carmen Silvia Lima de Arruda, que também foi coordenadora científica do encontro.


A juíza federal citou exemplos da transparência nos Estados Unidos e na Europa e destacou: "A transparência é formada por um tripé: o acesso à informação, a participação popular e a motivação".


Carmen Silvia Lima de Arruda ainda falou sobre a questão da corrupção no Brasil: "O Brasil tem uma carência muito grande de digitalização nas áreas sociais como Saúde e Educação, e isso vai impactar diretamente na qualificação do país em termos de transparência. E não há outro motivo senão a vontade política. Não havendo transparência vamos ter um canal aberto para a corrupção."


"Pandemia do descontrole. A defesa judicial da transparência, do acesso à informação e da política anticorrupção, sob ataque da crise" foi o tema do advogado Gustavo Ungaro. Ele chamou a atenção para a situação das estatais: "Quando nós falamos da agenda da transparência e das conquistas que já tivemos no Brasil, precisamos lembrar que uma parte da administração pública ainda está fora desse postulado obrigacional que se tornou a regra geral. Quando nós falamos de publicação da íntegra dos contratos e dos salários, nós temos um setor que não está cumprindo. As estatais federais foram o epicentro do Mensalão, da Lava Jato, do Petrolão. E ainda assim, a Petrobrás, a Caixa Econômica Federal e o Banco do Brasil não publicam na íntegra seus salários individualizados. Como pode isso? Como é aceitável?".


A procuradora do município de São Paulo, Laura Mendes Armando de Barros palestrou sobre "Transparência e controle social em tempos de COVID-19". Ela ressaltou: "Nós temos uma cultura muito estabelecida de correlacionar a transparência com a despesa pública. É claro que isso é fundamental, mas não é só isso. A questão da transparência transcende a questão da despesa. Também é importante a questão da gestão da política pública, a questão da metodologia. Não adianta me falar o que comprou, por quanto comprou ou de quem comprou. Eu quero saber por que comprou, se existia a necessidade."


Alexandre Jorge Carneiro da Cunha Filho, juiz do TJSP; Rafael Hamze Issa, advogado; Rafael Wallbach Schwind, advogado, foram os debatedores e apresentaram o volume I da obra coletiva Direito em Tempos de Crise - COVID 19 - vol V, na qual foram publicados trabalhos deles.


Assista na íntegra em https://www.youtube.com/watch?v=rlT36E29ZoE



05 de outubro de 2020