Fechar

Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro



Liberdade religiosa foi tema de webinar na EMERJ


Mulheres especialistas na matéria tributária participam de evento virtual na EMERJ
clique na imagem para ampliar

"Muitas vezes, a liberdade religiosa conflita com outros interesses, como, por exemplo, no caso das Testemunhas de Jeová, que não aceitam a transfusão de sangue", disse o diretor-geral da EMERJ, desembargador André Gustavo Corrêa de Andrade, na abertura do evento "Liberdade de Religião na Suprema Corte Brasileira no Período de Três Décadas". O webinar foi promovido pelo Fórum de Transparência e Probidade Administrativa e pelo Fórum de Culturas Jurídicas Comparadas, e ocorreu na manhã desta sexta-feira (28), através das plataformas Zoom e YouTube.

A juíza federal Fernanda Duarte Lopes Lucas de Andrade disse que a questão dos conflitos religiosos é um tema relevante para ser analisado: "O Brasil tem uma cultura desafiadora. A maior parte da população está na parte da cristandade e há casos de conflitos religiosos entre religiões afro-brasileiras e denominações evangélicas, porém, o volume ainda não é expressivo, mas isso não significa que essa questão não seja importante".

"Existem três lugares de produção de sentido, são eles, a contextualização de um discurso, que seria a doutrina ou sistemas jurídicos; a retórica, o poder de persuasão; e os elementos de legitimidade do discurso. Mas no Brasil isso não é explícito, não sabemos quais parâmetros foram usados. Portanto, por esse procedimento não ser explícito, nós não sabemos como o Supremo Tribunal vai decidir. Então, é difícil estudar a Teoria da Decisão aqui, o que não ocorre no Estados Unidos", ressaltou o professor Rafael Mario Iorio Filho.

Esteve também presente no evento a presidente do Fórum Permanente de Transparência e Probidade Administrativa, desembargadora Inês da Trindade Chaves de Melo.

Para assistir ao webinar completo, acesse o canal do YouTube EMERJ Eventos https://www.youtube.com/watch?v=BgvQtAi9xv4



28 de agosto de 2020