Fechar

Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro



Fóruns da EMERJ homenageiam professor Paulo Bonavides em evento


Fóruns da EMERJ homenageiam professor Paulo Bonavides em evento
clique na imagem para ampliar

“O evento de hoje tem um propósito muito específico, que é homenagear um grande constitucionalista e jurista que nos deixou há pouco tempo, Paulo Bonavides. Será uma homenagem a esse grande mestre que nos iluminou durante longos anos”, comentou o diretor-geral da Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (EMERJ) e presidente do Fórum Permanente de Mídia e Liberdade de Expressão, desembargador André Gustavo Corrêa de Andrade, na abertura do evento da última quarta-feira, dia 19.


Promovido pelo Fórum Permanente de Mídia e Liberdade de Expressão, em conjunto com o Fórum Permanente de Hermenêutica e Decisão, o webinar “Ontem os códigos. Hoje, as constituições: um tributo a Paulo Bonavides” homenageou o professor, jurista, cientista político e jornalista, que faleceu no dia 30 de outubro do corrente ano. Sua morte foi lamentada por toda a comunidade jurídica.


Participaram do encontro o ministro do Supremo Tribunal Federal e presidente do Tribunal Superior Eleitoral, Luis Roberto Barroso; os professores Clèmerson Merlin Clève, Marcelo Andrade Cattoni de Oliveira e Ingo Wolfgang Sarlet; e o presidente do Fórum Permanente de Hermenêutica e Decisão, professor Lênio Luiz Streck, que comentou: “Os textos que hoje estou fazendo, escrevo a data atual no ano em que o professor Paulo Bonavides faleceu. Ele sempre estará presente entre nós”.


O ministro Luis Roberto Barroso citou qualidades do professor homenageado.


“Ele foi uma pessoa com uma doçura que imediatamente fazia o interlocutor - não importando se fosse importante ou anônimo - se sentir absolutamente acolhido e ter conforto de conversar com um homem que poderia se encaixar na definição do Leonardo Da Vinci de que “A simplicidade é o último grau de sofisticação”. Era o caso do Paulo Bonavides. Era um homem sofisticado, mas de uma imensa simplicidade”, disse.


As qualidades do jurista também foram lembradas pelo professor Clèmerson Clève. Em sua fala, afirmou que os ensinamentos e exemplos do professor Paulo Bonavides deveriam ser transmitidos para as novas gerações.


“Era uma pessoa boa, de uma simplicidade sofisticada. Um humanista e um amigo, uma pessoa acolhedora, com quem, em pouco tempo de conversa, você já estava à vontade. Paulo sabia ouvir e dialogava como se estivesse no portão de casa falando com o vizinho. Tinha uma sabedoria impressionante, com uma trajetória exemplar e que deveria ser sempre transmitida para as novas gerações”, disse.


O professor Ingo Sarlet completou: “Não só comigo, mas foi uma pessoa que simplesmente acolhia e apoiava de forma incondicional, sem pedir nada, nenhum favor; era de forma completamente natural. Passou a ser uma influência pessoal e é até os dias atuais”.


“Paulo Bonavides foi um dos grandes defensores da Constituição Federal de 1988 e um dos maiores críticos de todos os retrocessos neoliberais ocorridos desde então”, afirmou o professor Marcelo Cattoni.


Para assistir à transmissão completa na íntegra, acesse: https://www.youtube.com/watch?v=EvxFfWsWsoQ&ab_channel=Emerjeventos



19 de novembro de 2020