Fechar

Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro



Fórum Permanente de Biodireito, Bioética e Gerontologia promove webinar sobre envelhecimento e homossexualidade


Fórum Permanente de Biodireito, Bioética e Gerontologia promove webinar sobre envelhecimento e homossexualidade
clique na imagem para ampliar

O webinar "Solidão do Envelhecimento e Homossexualidade" começou relembrando da Rebelião de Stonewall, o primeiro movimento gay da história, em 1969, e que deu início à primeira marcha do Orgulho Gay no ano seguinte, 1970. "A maior passeata LGBTI+ do mundo, com recorde de 4 milhões de participantes, é a passeata brasileira, que é realizada em São Paulo, e neste ano ela aconteceu de modo virtual", disse a juíza Maria Aglae Tedesco Vilardo, presidente do Fórum Permanente de Biodireito, Bioética e Gerontologia. O evento ocorreu na tarde da última sexta-feira, dia 31 de julho.


"Ao falarmos sobre esse tema, devemos lembrar que a expectativa de vida de transexuais é de 35 anos, metade da média nacional", ressaltou o professor da UFRJ Gabriel Schutz. Após revelar essa informação, ele mostrou outros dados significativos, como o número de idosos negros no país, que é de 35,3%. O professor universitário levantou também a questão de que no Estatuto do Idoso (Lei 10.741) não há nenhuma referência a gênero ou sexualidade, apesar do apoio ao direito à humanidade e à identidade.


A presidente do Fórum sugeriu aos participantes que visitassem o site do Museu da Diversidade Sexual, que tem exposições virtuais. Durante a palestra, algumas imagens do Museu foram exibidas. A juíza, Maria Aglaé Tedesco Vilardo finalizou o evento com a citação de um trecho do livro "Um Sopro de Vida (Pulsações)", de Clarice Lispector.


"Que minha solidão me sirva de companhia. Que eu tenha a coragem de me enfrentar. Que eu saiba ficar com o nada e mesmo assim me sentir como se estivesse plena de tudo. " ( Clarice Lispector )


Assista o webinar em https://www.youtube.com/watch?v=8bD8YiVwALs



03 de agosto de 2020