Fechar

Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro



Fórum da EMERJ promove evento comemorativo de 10 anos da Lei de Alienação Parental


Fórum da EMERJ promove evento comemorativo de 10 anos da Lei de Alienação Parental
clique na imagem para ampliar

O Fórum Permanente de Direito de Família e Sucessões da Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (EMERJ), em parceria com o Instituto Brasileiro de Direito de Família (IBDFAM), promoveu, nesta quarta-feira, dia 26, o webinar “Lei da Alienação Parental: 10 anos. Avanços e retrocessos”, realizado na plataforma Zoom.


Participaram do encontro a presidente do Fórum, desembargadora Kátya Maria Monnerat, que apresentou os convidados; o advogado Conrado Paulino da Rosa; a assistente social Maria Luiza Valente; a juíza Angela Regina Gama da Silveira Gutierres Gimenez; o juiz André Lopes; a psicóloga Glícia Brazil; a juíza Rita Vergette; a juíza Mônica Fabião; e a juíza Regina Helena Fábregas.


Em sua fala, a juíza Angela Gimenez chamou atenção para o tempo no processo:


“Algo muito importante é o tempo. Onde há indício ou prova de alienação parental, precisamos colocar um alarme sob o processo, pois o tempo corre em desfavor das crianças e dos genitores alienados, que serão impedidos de ter vínculos com os filhos”, disse.


O advogado Conrado Paulino abordou um assunto que cresce nas redes sociais, o qual relaciona alienação parental com questão de gênero:


“A relação familiar não é um filme que tem um vilão e um mocinho; temos humanos, que cometem erros. Nas minhas demandas, não fico preocupado se vou ganhar ou não a causa, e sim com o filho que precisa de um atendimento rápido, para ser protegido. Me entristece um discurso reducionista que perpassa as redes sociais de que a alienação parental é uma questão de gênero. Se lermos mil vezes a lei da alienação parental, não encontraremos, em nenhum ponto, uma questão de gênero”.


A transmissão do evento pode ser acessada pelo link: https://www.youtube.com/watch?v=fVn8afus6uA


27 de agosto de 2020