Fechar

Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro



EMERJ reúne mulheres especialistas em Direito Tributário para discutir “solução de conflitos tributários”


EMERJ reúne mulheres especialistas em Direito Tributário para discutir “solução de conflitos tributários”
clique na imagem para ampliar

O Fórum Permanente de Direito Tributário da Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (EMERJ) promoveu, na última quinta-feira, dia 21, o webinar “Métodos alternativos de solução de conflitos tributários”, realizado na plataforma Zoom e transmitido também no YouTube.


Participaram do encontro a presidente do Fórum, desembargadora Flávia Romano de Rezende; a desembargadora Consuelo Yoshida; a procuradora da Fazenda Nacional Rita Dias Nolasco; a presidente do Grupo de Debates Tributários, Catarina Borzino; a gerente de Contencioso Tributário, Micaela Dutra; e a diretora jurídica da Associação Brasiliense de Direito Processual Civil (ABPC), Carol Caputo.


A abertura do evento foi realizada pela presidente do Fórum, desembargadora Flávia Romano. A magistrada destacou a importância do evento:


“Hoje, temos um tema especialmente relevante, algo que é tão importante quanto a Reforma Tributária. É um assunto que merece muito a nossa atenção, já que ostentamos elevados índices de litigiosidade, tanto no setor tributário, quanto no âmbito administrativo e judicial. A meu ver, há a necessidade de uma mudança cultural, sobretudo com a pandemia. 60% de todos os processos do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJRJ) são execuções fiscais; a solução para isso perpassa pela adoção de métodos alternativos de solução de conflitos”, comentou.


A procuradora da Fazenda Nacional Rita Nolasco completou a fala da magistrada, destacando os impactos da pandemia:


“Os meios consensuais de solução de conflitos tributários são essenciais, e acho este que é um tema fundamental para se trazer à discussão e reflexão, para debatermos o assunto, especialmente em um momento de crise causada pela pandemia. Os impactos foram muito fortes, em todos os setores da economia, e isso se reflete no aumento dos débitos fiscais”, disse.


A transmissão do evento pode ser acessada pelo link: https://www.youtube.com/watch?v=h4jvBTGRTag




21 de agosto de 2020